GERAL
Três ministros confirmaram presença na Caravana Federativa em 22 de fevereiro
A comitiva do governo federal que se prepara para vir ao Acre dia 22 de fevereiro terá a presença dos ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Mulher, Cida Gonçalves e da Educação, Camilo Santana. Esses são os que foram confirmados até agora, mas até a data prevista outros nomes do primeiro escalão devem se somar à comitiva oficial.
A presença do presidente Lula, embora seja especulada, não será confirmada, por problemas de agenda e, especialmente, de segurança, até à véspera da viagem. Lula havia prometido visitar até o fim de junho todos os estados da federação.
A agenda da viagem está sendo elaborada pelo ministro Alexandre Padilha, e deve incluir reuniões bilaterais com a equipe do governador Gladson Cameli em uma ampla gama de assuntos, especialmente em relação às obras do PAC no estado. Uma das presenças que pode ser confirmada é a do ministro Jader Filho, das Cidades, que é do Norte do País, diante da importância para estado do programa de Casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, em fase final de credenciamento das empresas que executarão as cerca de duas mil residências no Acre.
A direção de outros órgãos federais, como o DNIT, também poderá integrar a Caravana Federativa, para acompanhar o trabalho de recuperação das rodovias federais no estado. A expectativa é de que, até às proximidades da viagem sejam informadas as ações do governo federal que devem ser anunciadas nessa viagem.
Todas as reuniões de trabalho acontecerão a partir das 17 horas do dia 22 de fevereiro, no Centro de Convenções da UFAC. O estado já prepara relatório sobre o andamento das obras federais, do uso dos recursos do PAC e deve solicitar atenção do governo federal para obras que julga prioritárias. Em especial, o governador Gladson Cameli deve insistir na prioridade da conclusão do anel rodoviário do Vale do Alto Acre e outras obras e programas. [Jornal A Tribuna]