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Tribunal de Justiça do Acre reforça segurança para proteger dados de cidadãos contra golpes
Criminosos especializados em aplicar golpes costumam se passar por empresas, escritórios de advocacia, bancos e até instituições públicas — como o Tribunal de Justiça do Acre —, utilizando nomes, logotipos e informações oficiais para enganar os cidadãos. As fraudes são praticadas, geralmente, por meio de telefonemas, mensagens em aplicativos, e correspondências. Para impedir esse tipo de situação, o Comitê Gestor de Segurança da Informação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu mais um passo importante para reforçar a segurança da informação e proteger os dados dos cidadãos que possuem processos em tramitação na Justiça estadual.
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 10, os membros do Comitê de Segurança da Informação definiram novas diretrizes que pretendem aumentar a proteção dos sistemas utilizados pelo Poder Judiciário acreano.
Entre as principais medidas estão a implantação do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) nos sistemas do órgão; recadastramento de login de todos os magistrados (as), servidores (as), colaboradores (as) e estagiários (as) ativos; verificação de todos que têm acesso a processos em sigilo, entre outras providências.
Coordenada pelo presidente do Comitê, desembargador Júnior Alberto, a reunião contou com as presenças da juíza auxiliar da presidência, Louise Santana; da chefe da Assessoria Militar, tenente-coronel Alexandra Rocha; da equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec), com a presença do diretor, Elson Correia; e da Gerente de Comunicação, Ana Paula Batalha.
O desembargador Junior Alberto enfatizou que, além disso, o Comitê definiu que serão adotadas outras ações de controle de acesso aos sistemas judiciais, permitindo que somente usuários autorizados, conforme critérios técnicos, possam acessá-los. As medidas seguem as diretrizes da Política de Segurança da Informação do TJAC.
“De forma frequente sabemos de golpes onde o criminoso utiliza dados do Poder Judiciário, se passa por servidor ou pelo advogado, com dados do cidadão. Vamos fazer uma força tarefa para reforçar a segurança de todos os dados aqui no Judiciário estadual para impedir esse tipo de criminalidade”, disse o desembargador.
Ele orientou ainda as pessoas que possuem ações tramitando na Poder Judiciário estadual, quando receberem ligações ou mensagens suspeitas sobre ações em tramitação, que confirmem as informações de documentos ligando apenas para os telefones das unidades onde esteja tramitando os processos, encontradas no site do TJAC, cujos números estão disponíveis no link https://www.tjac.jus.br/adm/enderecos-e-telefones/.
Os interessados também podem fazer uso do balcão virtual, acessível no link https://www.tjac.jus.br/adm/enderecos-e-telefones/. Se preferir, podem comparecer pessoalmente até a unidade, cujos endereços estão disponibilizados no link https://www.tjac.jus.br/adm/enderecos-e-telefones/.