POLÍCIA
Trio acusado de assassinar mecânico será julgado em setembro
Os presidiários Francisco Valdeci Borges da Silva, Ronisclei Ribeiro e Mayke Wisley Oliveira dos Santos serão julgados no dia 10 de setembro pela morte do mecânico José Francisco de Assis da Silva. A sessão ocorrerá na 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Criminal, em Rio Branco.
O crime aconteceu em 26 de novembro de 2023, na chácara do mecânico, localizada na região do Belo Jardim, em Rio Branco. José Francisco foi morto a tiros na frente da esposa, que tentou impedir o assassinato, mas os criminosos executaram a vítima sem chance de defesa.
Segundo a investigação, Francisco Valdeci Borges da Silva foi o mandante do homicídio, enquanto Ronisclei Ribeiro e Mayke Wisley Oliveira dos Santos participaram diretamente da execução. Em abril de 2025, os três réus foram pronunciados para responder pelo crime em júri popular. A defesa recorreu da decisão, mas a Câmara Criminal manteve a sentença.
Os réus Ronisclei Ribeiro e Mayke Wisley já possuem condenações anteriores. Em outubro de 2024, foram julgados por latrocínio contra o comerciante José Góes Ferreira, de 59 anos, e pelo assassinato do sobrinho dele, Natanael Góes dos Santos. Ronisclei Ribeiro recebeu pena de 79 anos, 5 meses e 26 dias, enquanto Mayke Wisley foi condenado a 69 anos, 6 meses e 15 dias de prisão.