EDUCAÇÃO
Ufac lança programa de extensão Mulheres da Amazônia
A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou do lançamento do programa de extensão Mulheres da Amazônia, que visa à promoção da educação popular por meio de extensão universitária, com oferta de oficinas nos 22 municípios do Acre. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 3, no auditório Auton Perez, no Centro de Convenções, campus-sede, com participação de representantes de instituições governamentais e da sociedade civil organizada.
Os recursos que viabilizam o programa são de emenda parlamentar do ex-deputado e professor da Ufac, Leo de Brito (PT-AC). O programa pretende atingir diretamente cerca de 5 mil pessoas, ofertando oficinas para os Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, organismos municipais de políticas para as mulheres e redes de atendimento a mulheres em situação de violência em todas as cidades do Acre.
Guida classificou a iniciativa como de extrema importância para promoção de políticas públicas voltadas às mulheres. “Principalmente no que se refere à violência contra a mulher e à gravidez não planejada na adolescência”, disse. “Estamos incluindo outros temas que contemplem as mulheres indígenas, negras e as transexuais.”
Segundo a coordenadora do programa, Fabiana Nogueira Chaves, será uma oportunidade para aplicar o conhecimento produzido através de pesquisas na área em políticas públicas de educação. “Vamos trabalhar com educação popular, com a sociedade, para tentar mudar a visão e os paradigmas que fazem com que as mulheres estejam em situação de violência não só material, física, mas também simbólica, que está na base e faz com que o Acre seja o Estado que mais mata mulheres no Brasil”, comentou.
A secretária estadual Adjunta da Mulher, Márdhia el-Shawwa, exaltou a parceria entre a Ufac e o governo do Acre para levar capacitação aos municípios acreanos e fortalecer as redes de atendimento de mulheres vítimas de violência. “Sabemos que se a rede não estiver funcionando, que é quem está na ponta, essas mulheres não tendo esse atendimento, esse apoio, elas não vão conseguir romper esse ciclo de violência. Por isso é tão importante essas capacitações constantes”, opinou.
Durante a solenidade, a Ufac e o governo do Estado assinaram um protocolo de intenções para estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições. O projeto conta com a parceria da Secretaria Adjunta da Mulher do Acre, Secretaria de Estado de Educação, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Crea-AC, prefeituras, Instituto Mulheres da Amazônia e movimentos sociais de mulheres.
Também participaram da solenidade de lançamento o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; a procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre, Patrícia Amorim Rêgo; Mila Almeida de Oliveira, representando o secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho; André Kamai, representando o ex-deputado federal Leo de Brito; a presidente do Instituto Mulheres da Amazônia, Concita Maia; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Geovana Castelo Branco; e a presidente do Crea-AC, Carmem Bastos Nardino. [Ascom UFAC]