Um dos técnicos mais estudiosos do futebol acreano, o professor Ulisses Torres, profissional de 58 anos, finalizou na semana passada o curso de Licença A para treinadores de futebol. O curso foi oferecido em datas distintas e em dois módulos (on line e presencial) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O módulo presencial ocorreu no período de 01/12 a 12/12, na Granja Comari, sede da Confederação Brasileira de Futebol, na cidade de Teresópolis-RJ.
Intercâmbio enriquecedor, diz Ulisses Torres
De acordo com o professor Ulisses Torres, foi uma experiência excepcional, com a participação de 50 pessoas entre treinadores, analistas de desempenho, assistentes técnicos, profissionais da base das equipes do Fluminense, Flamengo e Atlético Mineiro, além de assistentes técnicos. Segundo Ulisses Torres, tudo isso proporcionou uma grande troca de informações e os trabalhos, tanto teóricos como práticos, foram enriquecedores, com linguagem nova, termos diferentes, mas que boa parte delas ele já havia aplicado com outra nomenclatura (sistemas e trabalhos táticos) na temporada de 1999 na equipe do Vasco da Gama. “Lembro-me que já havíamos aplicado essa metodologia com algum tempero na equipe do Vasco da Gama, mas que na essência era a mesma coisa”, explicou Ulisses Torres.
Roger Machado marca presença
Ulisses Torres comentou ainda que os participantes tiveram a honra da presença por uma manhã do técnico Roger Machado, hoje no comando técnico do Internacional-RS. “O Roger estava dando aula na Licença Pro, que iniciou antes da nossa graduação finalizar, mas fez questão de uma visita à nossa turma no sentido de compartilhar conhecimentos”.
Agradecimento
Feliz com a nova graduação conquistada no meio futebolístico, o técnico Ulisses Torres fez questão de agradecer ao presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Aquino Lopes, assim como ao secretário estadual de Esportes, o ex-deputado Ney Amorim. “Quero expressa minha gratidão ao presidente Aquino Lopes e ao secretário de Esportes Ney Amorim, pelo apoio a minha participação nesta graduação que recentemente fiz na CBF”, agradeceu Ulisses Torres.