Connect with us

ACRE

Após repercussão negativa, IPEA diz que errou ao citar cidades do Acre na lista das mais violentas

Publicado

em

Da redação / Foto: Reprodução

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) errou ao apontar que Rio Branco e Cruzeiro do Sul compõem a lista das 120 cidades mais perigosas do país. Na última quarta-feira (23), o AcreNews noticiou o resultado da pesquisa enviada pela assessoria, mas somente na última sexta-feira (25), o órgão informou em seu site que houve um erro na base de dados ao elaborar o material.

“O IPEA esclarece que foi identificada a existência de um erro no script de processamento da base de dados que originou a Nota Técnica Preliminar ‘Metodologia para a Seleção dos Municípios Participantes do Programa Nacional de Enfrentamento de Homicídios e Roubos’ que embasou a notícia publicada no site ‘Ipea elabora classificação dos 120 municípios mais violentos do Brasil’”, diz trecho da nota.

A informação errônea colaborou para um ‘pré-julgamento social’ que se arrasta por anos: O Acre é um estado inseguro, violento. A nota técnica do IPEA que utilizou dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) com notificação de crimes ocorridos entre 2018 a 2020, foi sequencialmente questionada pelo Governo do Estado que pediu a reformulação do material. Centenas de jornais do país deram destaque aos dados.

“O Instituto agradece ao Estado do Acre por haver identificado e comunicado a existência de um problema e lamenta o ocorrido. Os autores do trabalho elaboram, no momento, uma versão corrigida da publicação, que será acompanhada de uma nota explicativa relacionada à ocorrência”, acrescenta a nota.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas