Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Astrônomos amadores de MG captam passagem da Estação Espacial em frente à Lua

Publicado

em

Muitos dos aficionados pela astronomia já se deslumbraram observando a passagem da Estação Espacial Internacional sobre sua cidade. Mas no último sábado, 19 de junho, astrônomos amadores de Minas Gerais conseguiram um registro um tanto raro: captaram o exato momento em que a espaçonave passou em frente à Lua.

Confira o vídeo:

Eventos como esse são chamados de “trânsito”, e são raros de acontecer pois dependem de uma grande coincidência, de que a Estação Espacial passe exatamente na mesma direção da Lua para um observador na Terra.

Quando ocorre, o trânsito é visível para uma estreita faixa de poucos quilômetros e neste sábado (19), essa faixa passou pelo Triângulo Mineiro, cruzando a cidade de Patos de Minas.

Faixa de visibilidade do Trânsito da ISS em frente à Lua
Faixa de visibilidade do Trânsito da ISS em frente à Lua.
Créditos: Reprodução/transit-finder.com

O evento foi registrado por Thamires Martins, do Grupo Mulheres de Estrelas, em Arapuá, e em Patos de Minas por Marco Antônio Vieira e Gilberto Dumont, do Observatório Astronômico de Patos de Minas, todos no Estado de Minas Gerais.

Marco Antônio e Gilberto tiveram a sorte de estarem exatamente dentro da faixa de visibilidade. Mas o grupo Mulheres de Estrelas, se deslocou cerca de 30 Km a partir de Rio Paranaíba para conseguir registrar o segundo exato em que a Estação Espacial passou em frente à Lua.

Tudo isso só é possível graças aos softwares especializados como o ISS Transit Finder, que calculam com antecedência quando a Estação Espacial passará em frente à Lua ou ao Sol para a sua localidade, dando a oportunidade aos astrônomos de registrar imagens fantásticas como essas.

Com informações de Olhar Digital.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas