Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COLUNA DO EVANDRO “Não posso falar nesse assunto porque não fui convidada”, diz Socorro Neri sobre ir pra Educação

Avatar

Publicado

em

A ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), disse à coluna que infelizmente não pode falar sobre a notícia que circulou e segundo a qual ela iria para a secretaria de Educação. “Não posso comentar especulação”, afirmou.

Sem convite
Segundo Socorro Neri não houve convite por parte do governador Gladson Cameli (Progressistas). “É só especulação”, disse ela. E de fato Gladson confirmou ao meu colega Luís Carlos Moreira Jorge que não a convidou.

Petecão, Jorge e Lula
Virou uma espécie de piada nas redes sociais, desde o domingo, 8, uma chapa no Acre com o senador Sérgio Petecão (PSD) candidato a governador, Jorge Viana (PT) para o Senado, e Lula presidente. Mas não pode fazer piada disso, porque pode acontecer. Petecão não nega que está conversando com os petistas faz tempo.

Ouriçou a militância
A decisão do ministro Edson Fachin, do STF, de anular as condenações de Lula, ouriços a militância de esquerda, que já sonha em derrotar Bolsonaro. No Acre as redes sociais deveram.

Vice com moral
Marfisa Galvão (PSD), vice-prefeita de Rio Branco, protagoniza nesse momento um feito inédito, o de boa relação com o titular, Tião Bocalom (Progressistas). Mesmo com ele viajando ela tem nomeado aliados e sempre que ele chega confirma as decisões dela. Essa é uma relação rara entre titular e vice no Brasil todo.

Nomeações seletivas
A despeito de nomeações na prefeitura de Rio Branco, o gabinete Civil faz um chororô medonho na frente de “aliados indesejados”, mas quando o dia amanhece o Diário Oficial vem florido.

Tolerância zero
O governador Gladson Cameli (Progressistas) é bonzinho, sorridente, dificilmente estar de mal humor, mas melhor não confundir as coisas em relação a atos corruptos dentro da gestão dele. Não há tolerância nenhuma.

Forte grupo de Bittar
Marcia Bittar vem forte em 2022, candidata a qualquer cargo acima de deputado estadual. Ela será a prioridade número um do forte grupo de partidos que o senador Márcio Bittar (MDB) está montando.

Leal
Márcio Bittar, a rigor, além de grande senador, tem se mostrado leal ao projeto vencedor de 2018 na cabeça do qual está Gladson Cameli. Só falta ao Márcio – e já disse isso a ele -, eu acho, mais divulgação do mandato. No mais, a única acusação que pesa sobre ele é vir pouco ao Acre, numa época de políticos corruptos, desleais e déspotas.

Tratamento diferenciado
Considerado um devaneio, o estilo implantado por Tião Bocalom para tratar com os vereadores pode não ser para todos, segundo disse à coluna um vereador eleito em 2020. “O tratamento não é o mesmo para todos”, garantiu, mas não autorizou eu citar seu nome.

Vaz federal
Ex-vereador, Raimundo Vaz se ajeita para entrar de sola na eleição do ano que vem. Disputa para federal.

Cabo eleitoral forte
Alguns deputados estaduais mais espertos elegeram vereadores na capital e estão com meia campanha garantida em 2022, quando forem pra reeleição. São eles: José Bestene (Progressistas), que elegeu o filho Samir, também pelo Progressistas; Wendhy Lima (Progressistas), que elegeu o pai, N Lima (Progressistas); Neném Almeida (PSD), cujo grupo elegeu Ismael Machado (PSDB); e Jonas Lima (PT), que garantiu a folgada reeleição do vereador Antonio Moraes (PSB).

Nosso goleiro é humilde
Weverton, o goleiro supercampeão pelo Palmeiras, acreano do pé rachado, conversou comigo esses dias. Disse que Deus continua em primeiro lugar na sua vida, que continua louco pelo Acre, mas que não poderia me conceder entrevista oficial, por causa de uma cláusula em seu contrato com o clube.

Boleiros sem votos
Na última eleição, em 2020, alguns boleiros tentaram entrar pra política, mas foram rejeitados pelas urnas. Três deles: Iko, volante que chegou a jogar na Europa; Kinho, volante que participou das melhores campanhas do Rio Branco em competições nacionais; e Elison Azevedo, um zagueiro de carreira curta que virou cartola. Ele é o atual presidente do Atlético Acreano.

Volta em 2022
Quem anda se organizando para tentar voltar à cena política é o ex-deputado Hélder Paiva. Já anda com um grupo mínimo de apoiadores a tiracolo.

As Câmara se organizam
Antônia Lúcia, nossa bispa, e a filha, Gabriela Câmara, também se organizam para ir às urnas em 2022. Muito provavelmente o deputado Wagner Felipe (PR), eleito por elas em 2018, não poderá contar com o apoio das mesmas ano que vem.

Rádio Boas Novas
Antônia Lúcia e Gabriela Câmara estão expandindo ainda mais a rádio delas, a Boas Novas. Em mais de metade dos municípios do Acre haverá uma emissora até o final desse ano, segundo informações.

Novo Acrenews
Vem aí o novo Acrenews. Além da “cara nova”, grandes reportagens a caminho. Uma delas uma entrevista com uma figura que sabe muito sobre o subterrâneo da política no Acre, no nascedouro da esquerda.

Timaço de articulistas
Esse novo Acrenews vem com um timaço de articulistas, entre eles adianto um, o coronel PM Romário Celio, ex-comandante, que lidera os Gideões internacionais no Acre. Entre os colunistas sociais, um já chegou, o Nonato Vianna, que estreou nesta segunda-feira.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

URGENTE Prefeitura da capital abre processo seletivo na saúde para contratar mão de obra

Avatar

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por necessidade temporária e excepcional de interesse público, publicou na manhã dessa segunda-feira, 12, o edital de abertura para o processo seletivo simplificado para contratação de agente de endemias, agente de zoonose, técnico de enfermagem e condutor de ambulância para atuação na atenção primária de saúde do Município.

O Processo Seletivo Simplificado será regido de acordo com o edital, e executado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir da análise curricular e de títulos. O concurso destina-se a selecionar candidatos, com escolaridade mínima exigida para cada função.

Os candidatos selecionados irão compor as equipes de saúde da atenção básica para o combate da epidemia de dengue e a COVID-19 do Município de Rio Branco, onde exercerão suas atividades, de acordo com a jornada de trabalho constante no item 2.3 do edital.

De acordo com o edital, os candidatos aprovados no concurso serão contratados em caráter excepcional, por tempo determinado, observada a necessidade da administração. A efetivação da contratação por tempo determinado ocorrerá com a apresentação na unidade designada pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco – Semsa a seu critério.

Serão contratados 29 (vinte e nove) servidores, sendo 10 (dez) agentes de endemias, 3 (três) agentes de vigilância em zoonoses, 1 (um) condutor de ambulância e 15 (quinze) técnicos em enfermagem, sendo 13 (treze) com formação em ensino fundamental, 1 (um) em nível médio e 15 (quinze) com formação em nível técnico.

Período de inscrição: De 16/04/2021 a partir de 6h até 19/04/2021 às 18h (Horário local)

Taxa de Inscrição: Isento

As inscrições serão realizadas via internet, no site da Prefeitura de Rio Branco, através do endereço eletrônico www.riobranco.ac.gov.br e www.processoseletivosemsa.ac.gov.br. Os endereços só estão disponíveis na data de inscrição.

Continuar lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto que cria o “Cartão do Bem” pode ser votado, hoje, na Aleac

Avatar

Publicado

em

Por

Da redação do Acre News / foto: Reprodução

Os deputados da Aleac podem votar ainda, hoje (13), o projeto de autoria do executivo que cria o “Cartão do Bem”, proposto em 2020 pelo Governo Gladson Cameli para socorrer as famílias mais pobres atingidas pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

A matéria, apesar de ter forte apelo social, virou polêmica entre os deputados da base de situação e oposição tendo em vista as discussões frenéticas sobre valores que vão ser gastos pela máquina pública, bem como a quantidade de beneficiados por meio do cartão.

O Progressista Gerlen Diniz enalteceu a iniciativa que visa socorrer, no primeiro momento, 18 mil famílias que não foram, até hoje, atendidas pelo socorro do Governo Federal. “O Acre é um estado pobre e nós só conseguimos sobreviver devido aos repasses da União. Agora não consegui compreender a reclamação da oposição! Nós vamos criar sim! Com cautela e limitações, assim como foram feitos em outros estados do nordeste”, disse.

Inicialmente, o valor informado pelo governo aos deputados é que as famílias vão receber o cartão no valor de R$ 150 reais. Visivelmente, a base oposicionista não gostou do valor do cartão e pediu mais transparência e aumento do benefício.

“A votação do “Cartão do Bem” só não ocorreu na semana passada por causa do próprio governo que mandou a matéria sem a fundamentação orçamentária, não tinha dito nem de onde seria a fonte de recurso! Não estamos protelando a discussão ou o debate. Vamos discutir os aspectos legais, exigindo que o cartão chegue aos mais pobres!”, comentou Edvaldo Magalhães (PCdoB).

Continuar lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Raimundo Sabonete é o novo diretor da Secretaria de Produção do governo do Acre

Avatar

Publicado

em

Por

O economista Raimundo de Araújo Lima foi nomeado nesta terça-feira, 13, como o novo diretor da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa). Raimundo Sabonete, como é conhecido no meio acadêmico, tem um dos currículos mais vastos em relação a gestão do agro. Entre outras experiências, dirigiu o Incra no Acre e foi conduzido a um dos cargos mais importantes do órgão em nível nacional, razão pela qual estabeleceu residência em Brasília, embora esteja no Acre desde o ano passado, uma vez que é funcionário de carreira e precisou se apresentar ao trabalhador.


Natural de Feijó (AC), é formado pela Universidade Federal do Acre (Fac), Raimundo Lima é um profissional com anos de atuação em política fundiária, como funcionário do Instituto Nacional de Colonização (Incra), e é um especialista na área da produção agrícola. Vai auxiliar o secretário Nenem Junqueira, garantindo qualidade técnica a equipe.


Raimundo Lima é especialista em planejamento, desenvolvimento rural, administração rural, meio ambiente, Reforma Agrária e Questões Fundiárias da Amazônia. Também foi professor de Matemática e Física no Colégio Mela e professor de Economia na Uninorte.


Além disso, também atuou como coordenador do extinto PDRI (Programa de Desenvolvimento rural Integrado), sub-secretário de Agricultura, Secretário de Estado da Agricultura, Superintendente do Incra no Acre, Tocantins e Pará. Foi ainda assessor da presidência e diretor nacional do Incra.
Casado com a engenheira agrônoma Eliani Maciel, é pai de 3 filhos: Marcelo (pastor), Rogério (administrador de empresas) e Felype (psicólogo e músico). Raimundo Lima é evangélico da Assembleia de Deus e está cursando Teologia, com o objetivo de ser pastor.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados.