Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia será de sol e noite muito fria nesta quinta-feira, primeiro de julho

Publicado

em

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informa que a massa de ar polar ainda atuará sobre o Acre nesta quinta-feira, 1, mantendo as temperaturas amenas em todo o estado.

A previsão para esta quinta é de tempo firme, com muito sol e poucas nuvens. O céu varia de claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. A temperatura durante a tarde se eleva um pouco em relação aos dias anteriores, mas não fará calor. As noites e madrugadas seguem frias.

Temperaturas em todas as regiões do Acre:

Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 11°C e a máxima de 25ºC.

Baixo Acre

Mínima de 12°C e máxima de 25ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 12ºC e 25°C.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 12º C e 24°C.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 13°C e a máxima de 25°C.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Para frear praga, Ministério coloca o Acre em quarentena e proíbe transporte de frutos e plantas

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O território do Acre foi posto em quarentena pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a praga Moniliophthora roreri (Monilíase do Cacaueiro), detectada pela primeira vez no Brasil em área urbana do município de Cruzeiro do Sul (AC). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (5), por meio da Portaria nº 372/2021 assinada pelo Secretário, José Leal.

Fica então proibido, com a medida, o trânsito de materiais vegetais (frutos, plantas) hospedeiros da praga (espécies do gênero Theobroma e Herrania) provenientes de todo o estado para as demais unidades da federação.  Apesar do alarde, não há riscos de danos à saúde humana.

A monilíase é uma doença devastadora que afeta, principalmente, plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga. No caso em questão, a doença foi encontrada em uma plantação urbana em Cruzeiro do Sul.

O Mapa alerta que “devido ao seu potencial de danos às culturas que atinge é de fundamental importância a notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga nas demais regiões do país às autoridades fitossanitárias locais”.

Continuar lendo

ACRE

Mais de mil empregos são gerados com a execução de obras patrocinadas pelo Governo do Acre

Publicado

em

Por

Agência AC

O governo do Acre tem investido em obras de infraestrutura em todo o estado e, em consequência, proporcionado o aumento de emprego e renda na área da construção civil. Somente pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra), cerca de 1.050 empregos diretos e indiretos foram criados em todos os municípios.

De acordo com o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar, as oportunidades de emprego na área da construção continuarão aumentando, visto que o governo tem uma extensa programação para a execução de novas obras. “A previsão das construções em todo o Acre também é movida pelo Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda, que prevê a criação de mais três mil empregos diretos”, destaca.

Estão em andamento as obras do Instituto de Meio Ambiente (Imac), em Rio Branco; a construção de poços artesianos em Tarauacá; a reforma do Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima; e a construção e reforma dos hospitais de Brasileia e de Manoel Urbano, entre outras. E as obras previstas são de reforma no Polo Naval, Parque Industrial, Colônia de Pescadores e a Avenida Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul, entre outras que ainda entrarão em processo de licitação.

O Ministério do Trabalho divulgou dados referente ao mês de junho do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e, conforme a publicação, o emprego no Acre continua em crescimento, tendo ofertado 967 novas vagas com carteira assinada.

Continuar lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Queima irregular por pouco não causa uma grande tragédia no bairro da Cohab do Bosque

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Moradores do Conjunto Guiomard Santos, no bairro da Cohab do Bosque, em Rio Branco, ficaram preocupados e bastante assustados na noite de ontem (04) com a queima irresponsável promovida em um depósito localizado na Rua Delmar Pismel e que por pouco não causou uma tragédia, um incêndio de grandes proporções.

O fato ocorreu por volta das 21h30mim e chamou atenção de dezenas de famílias que avistaram grandes labaredas de fogo, seguida de extensa cortina de fumaça que saía de um depósito.

“A gente tava jantando e sentimos um cheiro muito forte de fumaça. Fomos lá fora ver o que tinha acontecido. Logo ficamos surpresos com a queima de material, de folhas, de papéis e outros materiais que provocaram cenas de filme de terror. Uma tragédia que poderia causar transtornos a todos. O fogo era tão alto que pegou na árvore do depósito e ameaçou passar para as outras casas vizinhas”, relatou uma moradora.

A algumas quadras do local da queima, nossa reportagem registrou do alto de uma sacada, o ocorrido. Moradores informaram que chamaram uma equipe dos Bombeiros, mas que não compareceu no local até a permanência da nossa equipe. Apesar da situação de alto risco, um funcionário do depósito com ajuda de moradores conseguiu controlar as chamas.

Vale lembrar que queimadas urbanas ou rurais é irregularidade prevista no artigo 34 da Lei de Contravenções. Provocar incêndio, colocando em risco a vida, integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, é crime estabelecido no artigo 250 do Código Penal. O autor pode receber pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.

Em Rio Branco, as denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e na Semeia pelo telefone 3228-5765. O Disque Denúncia 181 é outro canal para informar casos de crimes ambientais anonimamente, de forma segura.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia