Connect with us

ACRE

Um sapato de seringa que é um luxo só produzido em seringal do Acre vira febre na Europa

Manoel e “Anita” produzem os sapatos de borracha, mas não contam o segredo

Publicado

em

Evandro Cordeiro

Os europeus estão beges com um luxo produzido em um seringal do Acre, o sapato de borracha em modelos super atuais, incrivelmente coloridos. O mundo da moda cogita levar essa peça do vestuário até para as passarelas pela graça e beleza. A nota desarmonizada dessa história contada pelo Acrenews, achada no município de Brasileia, distante cerca de 240km de Rio Branco, na fronteira com a Bolívia, é que o produto originário do leite extraído da seringueira é praticamente desconhecido no Acre. “É até conhecido, mas nunca gerou empolgação por aqui como gerou, por exemplo, entre italianos”, diz o secretário de Planejamento da prefeitura local, Emerson Leão, um dos poucos a garantir apoio a família produtora.

O secretário Emerson Leão está usando os sapatos de borracha e levará amostras para São Paulo

O sapato de seringa em estilo fashion, pelos modelos modernos e por suas cores vibrantes, é produzido em uma colocação do seringal Triunfo, cujo o acesso é mais viável pelo ramal do quilômetro 19 da BR-317, entre os municípios de Brasileia e Assis Brasil. Quem realiza o processo de confecção do calçado é o casal Manoel Souza Neves, 43, e a Francisca Monteiro Teixeira, 40, casados e pais de quatro filhos. Eles chegaram nesse lugar, dentro da Reserva Chico Mendes, fazem dois anos. Depois de fazerem um curso com um sujeito que só conseguem identificar como “Doutor Borracha”, não encontrado pelo AcreNews na região, eles aprenderam a técnica de produção de um calçado em diversos modelos e em cores. É um segredo que eles não contam a ninguém. Aliás, a sala de produção é inacessível. “Nós fomos aconselhados a não mostrar o laboratório”, diz a Francisca, muito mais conhecida na área pelo apelido de “Anita”.

Mais está bom, se eles não querem mostrar os segredos da produção. O que interessa é que o negócio está gerando lucro, principalmente pelo interesse dos europeus e, obviamente, os negócios fechados. “Ele é muito comprado em Milão”, diz o Manoel. Para o público ele e a mulher revelam a parte mais simples do processo, o corte e colheita do leite. Nesse caso quem sai cedo de casa para a extração do produto é o Manoel. Ele tratou duas estradas do antigo seringal, cuidou das madeiras com os aprimoramentos que todo seringueiro sabe que precisa ter e trabalha com cem árvores. Resultado: 15 litros de leite por dia. No laboratório, ao invés das pré-históricas defumaceiras, o processo é rápido e realizado por meio de misturas químicas. A borracha produzida no dia assegura uma produção de pelo menos oito pares de sapatos.

O casal Manoel e Anita começa a colher, também, os louros da persistência naquilo que nem uma boa parte dos acreanos acredita, com o perdão do trocadilho. Eles estão faturando com o negócio e criando os quatro filhos com bem menos dificuldade quando promoviam pequenas produções agrícolas, a badalada agricultura familiar. Dentro da colocação eles tem celular e outros produtos de tecnologia. “A gente só precisa ter coragem de apostar nas coisas”, diz a “Anita”, para revelar seu orgulho pelo sucesso, opinião compartilhada pelo marido, confirmada por mimica em função da timidez, notada, também, pelo silêncio dele durante todo o nosso papo.

Para os acreanos interessados em conhecer os sapatos finos, coloridos e macios feitos a partir do leite de seringa, a ideia é procurar o secretário Emerson Leão no telefone (68) 99972-7345. Ele é a peça fundamental, segundo o casal, em relação a apoio na hora da parte burocrática. Emerson, inclusive, vai procurar a Secretaria de Turismo para chamar a atenção pra esse empreendimento no coração da selva do Acre. “O Governo precisa estar nisso”, diz ele. Ligue já!

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas