POLÍTICA
Único do AC, Bocalom junta-se a outros prefeitos e pede a senador cinco mudanças na Reforma Tributária
Por Wanglézio Braga
Único prefeito do Acre, Tião Bocalom (PP) esteve reunido nesta terça-feira (12) com o relator da Reforma Tributária, Senador Eduardo Braga (MDB-AM) para pedir cinco mudanças na peça que vem sendo analisada no Congresso Nacional. Bocalom acompanhou a comitiva formada ainda por outros 12 chefes dos executivos de cidades de São Paulo (SP), Sergipe (SE), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Tocantins (TO), Bahia (BA) e Pará (PA).
Na reunião articulada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o grupo pediu Conversão da parcela municipal no IBS estadual (atual Cota-Parte do ICMS) em IBS municipal; Aprimoramento da governança do Conselho Federativo; Retenção do IBS na fonte; Garantia percentual mínimo de participação dos municípios no bolo tributário; e Limitar e disciplinar o pagamento de precatórios para garantir serviços essenciais.
Segundo o senado, a expectativa é que o texto da Reforma Tributária seja votado no Plenário ainda em outubro, conforme previsão do próprio relator.
Veja quem esteve na reuniu:
Prefeito Edvaldo Nogueira (Aracaju/SE)
Prefeito Ricardo Nunes (São Paulo/SP)
Prefeito Bruno Reis (Salvador/BA)
Prefeito Sebastião Melo (Porto Alegre/RS)
Prefeito Cícero Lucena (João Pessoa/PB)
Prefeito Edmilson Rodrigues (Belém/PA)
Prefeita Cinthia Ribeiro (Palmas/TO)
Prefeito Tião Bocalom (Rio Branco/AC)
Prefeito Topázio Neto (Florianópolis/SC)
Prefeito Adriane Lopes (Campo Grande/MS)
Prefeito Edinho Silva (Araraquara/SP)
Prefeita Fátima Daudt (Novo Hamburgo/RS)