CULTURA & ENTRETENIMENTO
Único militar do Acre a servir as forças de paz da ONU, coronel Kinpara volta à Baixada da Sobral para reencontrar amigos e distribuir seu livro
O coronel Marcos Martins Kinpara, um dos mais laureados da Polícia Militar do Acre, com cursos nos Estados Unidos, Japão e em outros países, além de ter sido o único a servir as forças de paz da ONU no Sudão do Sul, África, voltou às raízes esses dias para encontrar os amigos de infância. Ele foi à Baixada da Sobral, onde chegou em 1982, aos 7 anos de idade, exatamente no bairro Palheiral, e de onde só saiu anos depois após virar oficial da PM.
Irmão do ex-reitor da Ufac, professor-doutor Minoru, o coronel Marcos é mais uma celebridade produzida pela Baixada, além do próprio irmão, do goleiro da seleção brasileira de futebol e do Palmeiras, Weverton, e dos deputados estaduais Raumundim da Saúde e Nei Amorim. Autor do livro “Endonarketing, o caminho da implantação”, da editora Érgates, uma ajuda para empresários interessados em envolver colaboradores em seus negócios, Kinpara lembrou dos amigos da infância que conseguiram ficar vivos em uma das regiões mais violentas de Rio Branco nos anos 1980 e 1990.
Na Baixada Kinpara reencontrou o ex-traficante Raimundo Ferreira, o Ferrerinha, hoje um pastor evangélico com um trabalho forte na recuperação de dependentes químicos, além de estar dirigindo o Teatro Mathias, o setor mais forte da cultura promovida pelo Governo na região. “Esse negócio de dizer que quem nasce na favela está destinado a morrer no crime não é verdade. Bandido nasce em todo canto”, diz o coronel sobre seu reencontro com outros vencedores.
Filho da Damiana Mourão da Silva, Marcos é o caçula de uma geração de nisseis, filho do japonês Minoru Kinpara, que migrou do interior de São Paulo para o Acre nos anos 1970. Marcos foi morar com a mãe, separada do pai, no bairro Palheiral, em 1982. De lá saiu aos 19 anos após ser aprovado em nono lugar para um concurso de oficiais da Polícia Militar.
Na Polícia Militar alcançou os maiores postos, inclusive o de comandante geral. Até enriquecer seu vasto currículo foram dias de muito trabalho e estudo. Fora do Brasil fez especialização em Special Operations Research and Development (Pesquisa e Desenvolvimento de Operações Especiais), realizado na Carolina do Sul, Estados Unidos, Combat Shooting (tiro de combate), Law Enforcement (Gestão em Segurança Pública) e Vip Protection (Proteção VIP), todos realizados na Flórida, também nos Estados Unidos. Entre os cursos, destaques para o Info-Communication (comunicações informatizadas), realizado na terra de origem da sua família, o Japão.