ARTIGO
Valterlúcio Bessa Campelo escreve mais um artigo sobre a situação política: “Sem saída”
Sem saída, o PT mostra a sua face horrenda.
Valterlucio Bessa Campelo
Em Comunicado feito nesta segunda-feira, enquanto a nação aguarda seu presidente sair da toca para dizer de que lado está em relação à fraude eleitoral executada descaradamente por seu amiguinho Maduro na Venezuela, o PT, que não solta um pum sem perguntar ao Lula, saiu com um comunicado no qual diz o seguinte:
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana.
Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.
O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”. (grifos nossos).
Como se vê, o PT endossa a ditadura de Maduro e a fraude e, ainda por cima, zomba do povo venezuelano. A jornada eleitoral não tem nada de pacífica e muito menos democrática. Pelo contrário, todo o percurso foi feito com a violência de tornar inelegível os principais adversários e coagir a população. Chegaram a expulsar observadores externos e impedir que o processo eleitoral seguisse com alguma possibilidade de alternância no poder.
Ao reconhecer a “vitória e Maduro”, o PT sanciona a fraude eleitoral executada às vistas de todo o mundo e se alinha às ditaduras – China, Rússia, Irã, Cuba, Nicarágua etc., que foram os primeiros países a dar a mão ao ditador.
Ao falar em diálogo de Maduro com a oposição, o PT faz da hipocrisia modo de vida, pois não há diálogo de Maduro com opositor. Lá é na base de prisão imediata para depois conversar. Com o Judiciário, a imprensa, o parlamento e as Forças Armadas na coleira, Maduro faz o que bem quer, sem diálogo nenhum, sem conversa, sem arbitragem externa como todo ditador.
A violência é o modus operandi da ditadura há décadas. Por que cerca de 7 milhões de venezuelanos deram no pé? Um quinto da população venezuelana se mandou para não serem presos, perseguidos e não morrerem de fome. A Venezuela é uma ditadura sangrenta, amaciada por gente como Lula.
Com a declaração, o PT mais uma vez mostra sua face imunda de partido, aí sim, extremista, que se faz de tolerante quando quer enganar otários em períodos eleitorais. Em Rio Branco, neste momento, estão de braços dados e até emprestaram um dos seus ao MDB, cobrindo-se com um manto esfarrapado de moderação. Eis o verdadeiro PT, este que endossa a barbárie venezuelana e a fraude eleitoral. No fundo, talvez nem possa fazer diferente. Como condenar uma fraude eleitoral, não é mesmo?
Até o momento em que escrevo estas linhas, o Lula da Silva não se pronunciou. Para a Venezuela ele mandou seu pincher, o ex-Ministro Celso Amorim, a quem ontem Maduro chamou de amigo em pronunciamento à nação. Pergunta-se: Poderá Lula confrontar Maduro sem arriscar o próprio pescoço, sabendo-se que são cúmplices de longa data? Que segredos Maduro guarda do Foro de São Paulo e do narcotráfico do qual é chefe, que possam atingir Lula da Silva?
O titubeio de Lula deixa muitas dúvidas, menos a de que a índole de seu partido é autoritária e perversa. Tudo pelo poder é sua regra. O horizonte do PT é o poder e ponto final. Se não der pra ser por via reta que seja por vias tortas, se não dá pra ser no voto fidedigno, que seja na fraude como na Venezuela. O que importa é o poder e sua agenda nefasta, de destruição da família, da liberdade, da propriedade, da religião.
Veja-se o que está acontecendo aqui mesmo em Rio Branco. Chegaram ao ponto de emprestar um dos seus ao MDB para que, vestindo outras cores possa alcançar competitividade eleitoral, numa simulação de convergência cujo objetivo é voltar à cena em 2026 em grande estilo. Enquanto enganam a população com seu candidato devidamente ensaboado e cercado de aderentes oportunistas, na sombra a cúpula esfrega as mãos ansiosamente, contando com a vitória que lhe prepara o retorno.
Valterlucio Bessa Campelo escreve às segundas-feiras no site AC24HORAS e, eventualmente, no seu BLOG, no site Liberais e Conservadores do jornalista e escritor PERCIVAL PUGGINA, no DIÁRIO DO ACRE, no ACRENEWS e em outros sites. Quem desejar adquirir seu livro de contos mais recente “Pronto, Contei!”, pode fazê-lo através do e-mail valbcampelo@gmail.com.