ESPORTE
Vasco segue líder e Humaitá encosta no G-4; Rio Branco quase na zona de degola
MANOEL FAÇANHA
A quinta rodada do Campeonato Acreano 2025 registrou apenas oito gols em quatro partidas realizados em três datas distintas (22, 23 e 25 de fevereiro). Na abertura da rodada, o Humaitá superou o Rio Branco por 3 a 2, resultado que conspirava a favor de uma rodada de alta média de gols, mas não foi isso que ocorreu. Nos três seguintes, apenas três gols foram anotados e a média de gols sofreu uma queda de 3,75 para 3,1 gols por jogo.
O estadual já registrou 20 partidas e um total 62 gols nesta temporada. O Imperador Galvez, mesmo passando em branco na última rodada, lidera o requisito de melhor ataque. O clube imperialista em cinco partidas disputada registrou 11 gols, média de 2,2 por jogo (quase 18% do total de gols registrado na competição). Na sequência aparecem a Adesg, com 10 gols.
Lider do estadual segue com a melhor defesa
Seguindo a matemática dos números da competição, o Vasco da Gama não somente lidera o torneio com 13 pontos, mas também, aparece como o clube de melhor defesa do torneio. O time vascaíno em cinco jogos realizados levou apenas dois gols. Na sequência desse requisito surgem as equipes do Independência e Adesg, cada uma delas com quatro gols tomados. Virando a chave, o Plácido de Castro lidera o retrospecto de pior defesa da competição. O Tigre do Abunã em cinco partidas realizadas já levou um total de 14 gols, proporcionando uma média de 2,8 ou quase 22,5% dos gols marcados no estadual. A segunda pior defesa do Acreanão 2025 pertence ao São Francisco FC. O clube católico tomou 11 gols em cinco jogos realizados, média de 2,5 por partida.
Classificação
No requisito aproveitamento de pontos ganhos, o Vasco da Gama lidera com 86% de aproveitamento. O Almirante jogou cinco vezes na competição e venceu quatro jogos e empatou outro, somando 12 pontos. Na segunda posição, com 11 pontos ganhos, aparece a Adesg (73%), enquanto o Imperador Galvez, com 8 pontos, é o terceiro colocado na classificação (53%). Na quarta posição, com a mesma pontuação do Imperador, surge o Independência (53%). O Humaitá, após vitória sobre o Rio Branco, subiu para a quinta posição (40%) de aproveitamento. Rio Branco e São Francisco dividem a sexta posição (20%), cada um com 3 pontos ganhos, mas o time estrelado tem melhor retrospecto técnico. Na oitava e última posição surge o Plácido de Castro (13%), com apenas dois pontos ganhos.
Artilharia
No quesito artilharia, o meia-atacante Aldair (Humaitá ) lidera esse requisito com 4 gols marcados. Os meias Manga (Vasco da Gama) e Ryan (São Francisco) e ainda os atacantes Daniego (Galvez) e Anderson Brito (Independência), todos com 3 gols, dividem a terceira posição.