Connect with us

SAÚDE

Veja como funciona a Janssen, a vacina de dose única que chegou ao Brasil

Publicado

em

O Especialista

O Brasil recebeu 1,5 milhão de doses da vacina da farmacêutica Janssen na terça-feira, 22. A vacina produzida pelo laboratório pertencente à Johnson & Johnson é a única das sete aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que funciona com apenas uma aplicação. Dois dias depois, os EUA entregaram mais 3 milhões de doses no país.

A vacina foi testada com sucesso em 44 países e também no Brasil. Os testes foram realizados em mais de de 40 mil pessoas. A vacina apresentou eficácia de 72% nos Estados Unidos, de até 68% no Brasil e de até 64% na África do Sul, após a aplicação com a dose única. 

Voluntários dos testes da vacina Janssen realizados no Brasil disseram ao Especialista que não sentiram efeitos colaterais após receber o imunizante. Assim que houve a confirmação da presença de anticorpos, foram dispensados pelos médicos de participar do Programa Nacional de Vacinação.

Os testes foram realizados no começo de 2021. Todos os dias, a farmacêutica faz contato com os voluntários para obter dados sobre o estado de saúde dos dois.

As duas pessoas (um idoso e uma jovem com obesidade mórbida e pressão alta) continuam usando máscaras e seguindo os protocolos de proteção, mas voltaram a trabalhar. Até o resultado do teste da vacina dos voluntários, ambos não saíam de casa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dose única da Janssen tem eficácia global (média do resultado de todos os estudos clínicos feitos no mundo) de 66,9% contra infecções com sintomas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias da aplicação e de 85,4% após 28 dias de imunização.

Validade da Janssen foi estendida pela Anvisa

No Brasil, o uso emergencial da vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 31 em março. O FDA (Food and Drug Administration dos Estados Unidos) liberou o uso em fevereiro. A entrega desse primeiro lote da vacina estava prevista para o dia 15.

A Anvisa prorrogou a data de validade do imunizante de três para quatro meses e meio As doses que chegaram no Brasil (metade das 3 milhões anunciadas pelo Ministério da Saúde), valem, agora, até 8 de agosto. Ainda não foi anunciada a inclusão no calendário vacinal.

“Embora a vacina tenha manutenção em temperaturas de 2 a 8 graus celsius, que é temperatura de geladeira, depois de aberta, ela dura apenas seis horas, depois desse período, precisa ser desprezada”, explica a imunologista Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). “O controle dela é mais rígido do que as vacinas inativadas, como a Coronavac.”

O contrato do governo brasileiro com a farmacêutica prevê a importação de 38 milhões de doses até o final do ano.

Como a Janssen funciona no corpo

A Janssen é produzida por meio de vetores: o vetor é um adenovírus humano que transporta uma parte do código genético do coronavírus para dentro da célula. Com esse ‘gatilho’, em 28 dias o corpo humano atinge a melhor eficácia da vacina.

Os testes globais também tiveram baixos índices de efeitos colaterais e índices muito baixos de efeitos adversos.

É segredo industrial do fabricante o alcance da imunização prolongada com apenas uma aplicação de 0,5 ml do imunizante no organismo humano, mas é comprovado que ele completa o ciclo vacinal que as demais concluem com duas doses.

O que se sabe é que a vacina usa a plataforma de vetor viral, a mesma da AstraZeneca e da Sputnik.

Os imunizantes dessa plataforma no Brasil, não serão aplicados em grávidas e mulheres que tiveram bebês em até 45 dias. Como a inglesa AstraZeneca e a russa Sputnik. Em outros países, embora não haja teste feito com gestantes, as grávidas estão recebendo normalmente a vacina

Grávidas e puérperas seguem sendo vacinadas com Coronavac e Pfizer, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas