ACRE
Verão tem início na tarde de hoje: Confira como se comporta o clima e qual a tendência para 2023
Friale prevê que não existe tendência de enchentes alarmantes em 2023 (Foto: Arquivo Wanglézio Braga)
Por Wanglézio Braga
“O verão começa com o dia mais longo do ano, com o Sol ficando na posição mais ao sul do planeta Terra, ou seja, sobre o trópico de Capricórnio. É o fenômeno conhecido como solstício de verão”. A explicação é do pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, que faz importantes esclarecimentos sobre a confusão feita por muitos sobre o que é inverno e verão no Acre.
Friale diz que neste ano, o verão inicia hoje (21), exatamente às 16h48min, e termina no dia 20 de março de 2023, às 16h25min, pelo horário do Acre. “Com uma maior incidência dos raios solares sobre o hemisfério sul da Terra, ocorre mais evaporação das águas superficiais, deixando o ar mais úmido e, consequentemente, as chuvas ficam mais intensas e frequentes (…) O verão é a estação do ano mais chuvosa no Acre, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, com acumulados significativos, quando são registrados até mais de 100mm, em apenas 24 horas”, explica.
O pesquisador diz que a temperatura não vai muito no Acre, “embora seja a estação mais quente do ano e raramente o calor passa de 33ºC e o frio, abaixo de 20ºC, devido à elevada umidade do ar, que é um regulador térmico, porém, a sensação térmica fica alta devido à dificuldade de evaporação do suor do nosso corpo. Resumindo, as temperaturas mínimas, em média, oscilam entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 29 e 32ºC”.
Friale aproveita para deixar alguns registros. “Nesta estação do ano, o maior registro de chuvas em 24 horas, em Rio Branco, foi 159,2mm, ocorrido no dia 14 de fevereiro de 2018. Em Cruzeiro do Sul, a chuva mais forte ocorreu no dia 5 de março de 1931, com registro de 161,6mm, e, em Tarauacá, foi no dia 31 de janeiro de 2015, com 145,6mm. No verão, não há tendência de temporais fortes, mas de chuvas intensas, podendo causar sérios transtornos à população, como alagamentos de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e inundações causadas pelas cheias dos rios”, registra.
O que podemos esperar desse verão, as chuvas vão ficar dentro da média? Friale explica que “Permite-nos prever tendência de normalidade no comportamento do tempo neste verão. Assim, as chuvas devem ficar dentro da média para os meses desta estação, com possibilidade de chover um pouco abaixo da média em alguns municípios acreanos, inclusive, no vale do rio Acre. Num ou noutro dia, deverão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias moderadas, o que é normal para esta época. Portanto, não visualizamos, até o momento, nenhuma tendência de enchentes alarmantes em 2023, no Acre, pelo menos até o mês de março”, explica.
Por fim, quanto à temperatura, o pesquisador acredita que deve ficar dentro da média para a estação. “Também deverá ficar dentro da média para esta estação do ano, sendo que, em alguns momentos, no leste e no sul do estado, poderão ocorrer incursões de ar polar, com registros entre 15 e 18ºC, principalmente no mês de março”, conclui.