POLÍCIA
Viatura do Juizado de Trânsito retoma atendimento ao público com nova identidade visual
Os atendimentos da unidade móvel do Juizado de Trânsito retomaram nesta sexta-feira, 23, após o veículo ter recebido uma nova identidade visual. O coordenador do Sistema de Juizados Especiais, desembargador Francisco Djalma, e a juíza de Direito Evelin Bueno, responsável pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, entregaram a van para a equipe do Judiciário que atua mediando os conflitos nos locais onde os acidentes acontecem.
Durante a visita à unidade, o desembargador reconheceu a relevância desse trabalho para promover a paz social, com mediação e conciliação. Afinal, os servidores e servidoras da Justiça vão, de segunda a segunda, das 7h às 21h, até os motoristas que se envolveram em batidas de trânsito.
“A presença dos senhores e senhoras novamente na rua representa a Justiça próxima das pessoas que precisam e a resolução de conflitos. Eu quero agradecer o trabalho de vocês que vestem a camisa deste Juizado, que estão preocupados com a prestação jurisdicional. Esse é o espírito da desembargadora-presidente, Regina Ferrari, de que estejamos engajados, dentro do que é possível, em atender bem a população”, comentou o desembargador.
Atendimentos
Sem o atendido deste Juizado, os casos de acidentes podem tramitar por vários meses. Como, por vezes, os veículos não são apenas uma forma de transporte, mas também instrumento de trabalho dos cidadãos, com a mediação é garantido à rapidez na resolução do conflito, e assim evitados maiores danos.
O serviço atende os cidadãos e cidadãs de Rio Branco, desde que os acidentes não envolvam veículos oficiais (aqueles que pertencem a órgãos públicos da União), nem resultem em ferimentos de algum envolvido ou dano ao patrimônio público (postes, semáforos, entre outros). Para esses casos, os envolvidos devem ligar para o número 190 e pedir perícia do Instituto de Criminalística.
O procedimento básico depois do acidente de trânsito que, não registrar vítimas, nem provocar dano ao patrimônio público, é que os motoristas tentem negociar entre si a resolução da situação, mas caso isso não seja possível, os cidadãos podem ligar para o Juizado do Trânsito, que irá ao local e faz a perícia, o ajuizamento da reclamação e a possível formalização do acordo.
Os telefones do Juizado de Trânsito são: 99985-2750 e 32115519, com horário de atendimento de segunda a segunda, das 7h às 21h.
Por Emanuelly Falqueto, Comunicação TJAC