Para continuar a levar dignidade a famílias carentes do Acre, a vice-governadora Mailza Assis reuniu nesta terça-feira, 22, no auditório da Biblioteca Pública, em Rio Branco, secretários de Estado, presidentes de autarquias e outros integrantes da equipe de governo para alinhar novas ações do programa Juntos Pelo Acre.
Um vídeo institucional com ações do programa em todo o estado produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) foi apresentado. Nele, pessoas beneficiadas detalham as conquistas do programa, criado pela Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) no segundo mandato do governador Gladson Camelí.
“Cada uma das nossas secretarias e instituições tem um serviço sendo prestado à população. Esses encontros são para fortalecer, debater, estabelecer metas, unir nossas forças em prol de um bem maior, que é nossa população. Estamos nesse realinhamento, com uma programação para as atividades que irão acontecer por todo o estado, previstas para os próximos meses”, reforçou Mailza, que também é titular da SEASDH.
Mailza informou ainda que serão formalizados documentos às secretarias, para saber o que cada comunidade precisa: “Cada chefe de pasta vai selecionar a demanda e vamos fazer uma força-tarefa”.
O trabalho integrado já permitiu o desenvolvimento de programas como CNH Social, proposto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e efetuado pelo Departamento Estadual do Trânsito (Detran/AC); o Saúde Mais Perto e os mutirões da Fundhacre; as moradias populares da Secretaria de Habitação e Urbanismo; e os programas de segurança alimentar da SEASDH.
Ampliação e união com o propósito de cuidar de pessoas
Para tornar o programa mais abrangente, o secretário da Casa Civil, Jhonatan Donadoni, abordou a importância da união e de firmar parcerias com instituições como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Publica, Sistema S (Sebrae, Sesi e Senai) e federações, entre outras entidades públicas.
“O Tribunal de Justiça do Acre, por exemplo, tem o Projeto Cidadão, próprio deles, em que o governo do Estado entra como parceiro e já leva alguns serviços, como a emissão de carteira de identidade, por exemplo. O Juntos Pelo Acre tem essa característica de levar, até as comunidades, o pacote de serviços oferecido pelas secretarias”, disse.
Já o secretário de Governo Luiz Calixto disse que o sucesso do programa está na união de toda a gestão. “Cada secretaria pode fornecer muitos serviços e hoje estamos tratando como fazer isso de forma ainda mais abrangente”, afirmou.
Na ocasião, membros do comitê gestor do Juntos pelo Acre fizeram a apresentação técnica do projeto. “Um programa que pode ganhar até prêmios, pelo seu cuidado com as pessoas”, definiu a chefe de gabinete da SEASDH, Sandra Amorim.
Sandra informou ainda que os prefeitos dos 22 municípios do Acre já fizeram adesão ao programa e que, além da parceria com as secretarias, instituições e municípios, o programa está apto a buscar apoio com organismos internacionais, governo federal, deputados e senadores, emendas parlamentares, editais e apoio da iniciativa privada.
Algumas ações já realizados pelo Juntos pelo Acre
Com foco nas pessoas em vulnerabilidade social, já foram distribuídas mais de 20 mil peças de roupas novas para mulheres, doadas pelos Correios e Receita Federal para o o projeto Vestuário Social, além da entrega de cestas básicas nas enchentes e secas. Outra ação do programa é Natal Compartilhando Esperança, que arrecada brinquedos e alimentos para as famílias.
Nas ações itinerantes do programa, já realizadas nos municípios e zona rural, como o Baixa Verde, em Senador Guiomard, são feitos atendimentos do Bolsa Família, emissão da segunda via de certidão de nascimento e carteira de identidade (RG), bem como é instalada a Tenda de Direitos e oferecido atendimento médico e odontológico, consultas jurídicas e encaminhamento para a Fundhacre, entre outros serviços.