Connect with us

ACRENEWS TV

VÍDEO Piracema do mandi chega em Feijó e pescadores amadores e profissionais fazem a festa

Publicado

em

A piracema do mandi, que ocorre todos os anos nos rios do Acre, está demorando esse ano, segundo reclamação feita na semana passada pelo setor da Secretaria de Produção do Governo que dá apoio as colônias. Nesta quarta-feira, 13, a peixarada se apresentou, primeiramente no rio Envira, em Feijó. O músico Vanilson Meze, que adora quando os peixes vem assim, subindo os rios, mandou esse vídeo.

O QUE É PIRACEMA

A piracema é o período em que determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de dois mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução.
Na piracema, os peixes realizam uma exaustiva viagem rio acima para reproduzirem-se.
Na piracema, os peixes realizam uma exaustiva viagem rio acima para reproduzirem-se.
A migração dos peixes é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que ela estimula o desenvolvimento dos ovários e testículos, maturação dos gametas e a desova. Durante o percurso rio acima, uma série de alterações hormonais são desencadeadas, preparando o animal para a reprodução. Fatores ambientais, como chuva e temperatura, estão relacionados com a produção de hormônios.
No momento da fecundação, que ocorre externamente em peixes migratórios, a fêmea lança óvulos na água para que os machos os fertilizem. Após a fecundação, a correnteza leva os ovos, os quais podem atingir águas mais calmas, que garantem o desenvolvimento do alevino. Vale destacar que os ovos podem sofrer com predadores e condições ambientais desfavoráveis, fazendo com que muitos deles não atinjam a fase adulta.

Quando ocorre a piracema?

A piracema ocorre nos períodos de chuva, épocas em que se observa uma maior abundância de alimentos, o que é fundamental para os peixes em migração. Além disso, com o acúmulo de detritos nos rios, a visibilidade na água é reduzida, o que ajuda os peixes a protegerem-se de predadores.
Como o período de chuvas varia em cada região, não há como determinar com exatidão um período de ocorrência de piracema em todo o território nacional, entretanto, em grande parte do país o período inicia-se em novembro e estende-se até o fim do mês de fevereiro do ano seguinte.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas