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Workshop valoriza talentos de estudantes com altas habilidades no Acre
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) realizou nesta quinta-feira, 21, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, o 4º Workshop das Altas Habilidades/Superdotação e a 2ª Mostra de Talentos da instituição.
O evento reuniu estudantes atendidos pelo Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S-AC) da SEE, familiares, professores da educação básica, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, técnicos da SEE, acadêmicos e docentes das licenciaturas e de psicologia, além da comunidade em geral.
O objetivo foi promover formação, visibilidade e inclusão, por meio da exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos do NAAH/S-AC e de palestras voltadas à identificação, atendimento especializado e valorização de estudantes com altas habilidades.
Valorização e inclusão
De acordo com a chefe do NAAH/S, Jeane Machado, a iniciativa também se conecta ao Dia Internacional das Altas Habilidades, celebrado em 10 de agosto.
“É um momento muito importante para dar visibilidade a esse público e reforçar a necessidade de políticas que contemplem suas potencialidades. Hoje mostramos parte do trabalho desenvolvido no núcleo, que atende atualmente 247 alunos das redes pública e privada”, destacou.
Segundo Jeane, o núcleo atua de forma diferenciada, partindo do interesse do estudante, o que permite um aprendizado mais significativo e voltado para seus talentos individuais.
Talentos em destaque
A mostra trouxe apresentações artísticas, produções científicas e relatos inspiradores. O pequeno Lucas Otávio Amaral, de 8 anos, aluno da Escola Francisco Salgado Filho, encantou o público ao falar sobre sua habilidade com Lego: “Eu consigo criar construções enormes direto da minha cabeça. Acho que isso faz parte das minhas altas habilidades”, contou.
Na área de artes visuais, Isaura Alice Sadim, de 15 anos, estudante da Fundação Bradesco, apresentou telas inspiradas nas cinco regiões do Brasil. “Me sinto muito orgulhosa por poder expor meu trabalho e acompanhar minha evolução ao longo dos anos. A arte é algo que quero levar para a vida”, disse.
Já Moisés Rodrigues, 15, da Escola Leôncio de Carvalho, demonstrou seu talento musical ao tocar violão e percussão. “O NAAH/S nos dá oportunidade de expressar nossa arte. Foi aqui que formei uma banda com outros colegas, e juntos já nos apresentamos em diferentes espaços”, relatou.
Outro destaque foi o jovem Rodrigo Brasil, de 13 anos, da Escola Latu Sensu, que lançou um livro sobre aves nativas. Interessado em biologia desde pequeno, ele compartilhou sua experiência com o público:
“Meu livro é um guia prático com informações sobre espécies, hábitos e diferenças entre machos e fêmeas. Estou feliz em ver meu esforço sendo reconhecido”, explicou.
Apoio das famílias e professores
A mãe de Rodrigo, Fernanda Brasil, ressaltou a importância do núcleo para o desenvolvimento do filho: “O NAAH/S é um suporte essencial. Muitas vezes a escola não consegue atender plenamente esses estudantes, e aqui ele encontrou acompanhamento pedagógico especializado e acolhimento”, ressaltou.
Para o professor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Marcelo Loureiro, o núcleo desempenha papel fundamental ao estimular o potencial dos alunos: “Quando desenvolvem seus interesses, eles destravam outras áreas cognitivas e sociais. É um processo que amplia horizontes e ajuda na formação integral”, explicou.
O workshop reforçou a relevância de iniciativas que buscam fortalecer práticas pedagógicas inclusivas e ampliar o conhecimento da sociedade sobre as altas habilidades.
AGÊNCIA AC