Connect with us

ACRE

XIII Jornada de Ciências Sociais da UFAC debate a Democracia no Brasil

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

“Democracia em crise: o avanço do Neoconservadorismo no Brasil” é o tema da XIII Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre (UFAC) que iniciará com suas atividades nesta quarta-feira (20) exibindo, pelo YouTube, palestras, mesas de debates, discussões com diversos autores e pesquisadores renomados do país.

O pesquisador e professor universitário Vitor Marchetti é um dos convidados da Jornada de 2021. Ele abordará na quarta-feira, a partir das 21h (horário local), a “Democracia no Brasil: Degradação e desafios”. 

Na quinta-feira (21), a partir das 15h, haverá Mesa de debate com estudantes do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFAC, UFRRJ E UFPE que vão discutir sobre o “Movimento Estudantil na atual conjuntura política brasileira. Os presentes desafios na mobilização dos estudantes para a defesa da democracia”.

Ainda na quinta-feira, a partir das 21h, o doutor em Ciências Sociais, professor da UNESP Jefferson Rodrigues debate o seguinte tema: “O avanço ideológico neoconservador e o financiamento internacional dos grupos de direita no Brasil”.

Fechando a programação do dia, uma palestra com o deputado federal Leo de Brito, membro da CCJ da Câmara dos Deputados que trata das “PECs e as ameaças de retrocesso democrático constitucional brasileiro”.

Na sexta-feira (22), o ciclo de palestra termina com a explanação de André Singer, professor do departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Na resenha, “Estado e democracia no Brasil. O avanço dos espectros autoritários”.

Neste ano, a Jornada de Ciências Sociais da UFAC é organizada pelo professor Dr. Leonardo Lessin que ao convidar o Acre News enalteceu a importância do tema para a sociedade. Ele enfatizou também que o público pode interagir com os palestrantes por fazer perguntas, tirar dúvidas e proferir comentários durante a transmissão no perfil da UFAC no YouTube.

“Vai ser um evento importante dada à situação em que vivemos, sobre o contexto econômico e social que vivemos. Dessa forma, a jornada faz uma leitura, analisa a situação atual e abre possibilidades de ação e organização para que nós como cidadãos brasileiros estejamos preparados politicamente para defender os nossos direitos”, comentou.

Em áudio, Leonardo Lessin explica mais sobre o evento. Ouça:

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas