POLÍCIA
Sindicato dos Policiais Penais do Acre afirma que aprovação do fim das ‘saidinhas’ é um avanço
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Acre, Éden Azevedo, expressou seu apoio à aprovação da proposta de lei pela Câmara dos Deputados que proíbe as saídas temporárias de detentos dos presídios brasileiros, popularmente conhecidas como “saidinhas”. A medida, vista como um avanço pela entidade, visa combater a prática na qual muitos detentos aproveitam essas saídas para não retornarem à prisão e até mesmo cometerem novos delitos.
“Ao nosso ver, essa lei representa um avanço porque está comprovado que, aproveitando as saidinhas, muitos detentos saem e não voltam e até aproveitam as saídas para cometer novos crimes”, afirmou Azevedo, destacando a importância das estatísticas que evidenciam essa realidade.
A medida visa não apenas restringir a possibilidade de detentos se evadirem e cometerem novos crimes, mas também garantir a segurança da população e promover a eficácia do sistema penitenciário brasileiro. Com a decisão nas mãos do presidente Lula, a expectativa é de que a proibição das “saidinhas” se torne em breve uma realidade no país.