CULTURA & ENTRETENIMENTO
Vídeo: 2ª Marcha Nacional das Mulheres indígenas tem danças e cantos de acreanas Huni Kuin
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir ainda hoje (08), o “Marco temporal” que pode resultar na forma como são demarcadas as terras indígenas no Brasil. Nos últimos dias, Brasília virou palco de uma das maiores mobilizações indígena da história do país, e agora recebe outro importante movimento: a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Indígenas.
O evento foi aberto oficialmente na manhã dessa quarta-feira com apresentação de danças e músicas produzidas por indígenas do Acre. Mais de 20 mulheres da tribo Huni Kuin, que vivem nas regiões dos vales do Purus e Juruá.
Nesta edição, o evento tem o tema “Mulheres originárias: Reflorestando mentes para a cura da Terra”. O evento é promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e as atividades se concentram no espaço da Fundação Nacional de Artes (Funarte), na área central da capital federal.
A organização espera até sábado (11), cerca de quatro mil mulheres, de mais de 150 povos de todos os biomas do Brasil. Estão previstas audiências, ações culturais e grupos de trabalho. Na quinta-feira (9), elas sairão em caminhada até a Praça dos Três Poderes.
You must be logged in to post a comment Login