Anunciada há um mês, a federação entre os partidos União Brasil e Progressistas ainda não foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que tem levantado dúvida na cúpula de partidos de direita.
Integrantes da direita ouvidos pela CNN, incorporaram o discurso de que só irão acreditar na federação depois que o pedido oficial de registro for apresentado ou, até mesmo, apenas quando a Justiça Eleitoral se manifestar sobre o assunto de maneira favorável.
Quando formalizada, a aliança entre União e PP deve se chamar União Brasileira Progressista, e será a maior bancada do Congresso Nacional. O movimento chegou a incentivar Republicanos e MDB a avançarem nas conversas para também formarem uma federação de direita, o que segue em negociação.
A demora está associada a embates internos no União Brasil. Isso porque uma ala segue sem concordar com a formação de uma federação, preocupada com 2026. Os partidos teriam que decidir juntos sobre os nomes dos candidatos que pretendem lançar.
Outro fator apontado como determinante são os rumos do julgamento sobre a tentativa de golpe que envolve lideranças da direita. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é réu e vários outros direitistas figuram como testemunhas.
Procurados, integrantes do União e do PP disseram à CNN que não querem estabelecer data para o registro no TSE, mas que já preparam o estatuto da federação.
Por O Palaciano