SAÚDE
Gladson Cameli apresenta a vereadores soluções para melhorar a saúde de Tarauacá, Feijó e Jordão
Representantes das câmaras municipais de Tarauacá, Feijó e Jordão se reuniram com o governador Gladson Cameli nesta terça, 28, em Cruzeiro do Sul. Os 33 vereadores presentes levaram reivindicações dos seus municípios para melhorar a saúde pública da região do Tarauacá-Envira. O principal pedido é a construção de um Hospital Regional bem equipado e com médicos especialistas que possam atender aos pacientes da localidade.
No diálogo com os vereadores, o governador afirmou que acha justo o pleito da construção de um hospital regional. No entanto, Gladson ponderou que uma obra dessa magnitude leva tempo, porque existem várias etapas burocráticas a serem vencidas antes de que se possa assentar o primeiro tijolo.
“A nossa resposta imediata será a melhoria das unidades de saúde que existem nesses municípios. Iremos fazer reformas e manutenções nas estruturas hospitalares que já existem. Também melhoraremos as condições de trabalho dos profissionais e traremos mais médicos. Esse é o compromisso que assumimos. Ao mesmo tempo, vamos conseguir uma emenda de bancada para construirmos o hospital regional. A semente foi plantada hoje e vamos trabalhar pra frutificar. Gosto de desafios e acredito que com união conseguiremos os recursos para essa obra”, ressaltou Cameli.
O governador disse ainda que a iniciativa de interagir com os vereadores que conhecem os problemas cotidiano das populações dos municípios é muito importante.
“Quando a gente opta pelo diálogo, rompe qualquer tipo de barreira, porque ninguém governa sozinho. O mínimo que tenho que fazer como governador é ouvir os vereadores que estão no dia a dia com a população e sabem das dificuldades que as pessoas enfrentam. As câmaras de vereadores, não somente de Tarauacá, Feijó e Jordão, mas de todos os municípios têm colaborado com o meu governo”, avaliou Gladson.
Para amenizar a problemática dos pacientes da região do Tarauacá-Envira, Gladson disponibilizou uma aeronave para atender os casos mais urgentes: “Vou cobrar agilidade da minha equipe de governo para resolver rapidamente aquilo que é possível. Ao mesmo tempo, já disponibilizamos uma aeronave para essa região, para atender aos municípios nas suas demandas de saúde, levando pacientes que precisem de tratamento em outros lugares. Acredito que é nos unindo que vamos vencer as dificuldade do Acre”.
O que disseram os vereadores
Vereador Valdor do Ó (PSDB), de Tarauacá, que está no seu sexto mandato, afirmou que o hospital regional é uma necessidade urgente para os municípios da região.
“Queremos uma resposta positiva para os nossos filhos. A saúde pública é fundamental para termos desenvolvimento social nos municípios e, por isso, viemos conversar com o governador para atender a nossa demanda para a construção de um hospital regional”, afirmou.
A vereadora Dedê Souza Lima (PSB), de Feijó, aproveitou o encontro para empenhar apoio ao governador. “Este é um ato para dizer que o governador não está só. Estamos aqui para ajudar o governo com sugestões. E queremos pactuar um compromisso para melhorar a saúde dos nossos municípios”, ressaltou.
Já a vereadora Vanda Aguiar (PSDB), de Feijó, parabenizou Gladson Cameli pelas ações na pandemia que, segundo ela, fizeram a diferença e salvaram muitas vidas.
“Mas temos que pensar no pós-pandemia. Feijó tem mais 40 mil habitantes e precisa de médicos especialistas. Clamamos por uma saúde melhor. Estamos aqui dizendo o que a população queria dizer para o governador que desenvolveu um ótimo trabalho nesse período difícil, mas agora precisamos falar das nossas necessidades”, destacou.
O vereador Eudes Mendes (PDT) do Jordão lembrou das dificuldades da população do município devido ao isolamento geográfico. Segundo ele, isso se reflete de maneira mais incisiva na questão da saúde.
“O hospital regional, se construído em Tarauacá, será estratégico devido à localização, que permite o transporte pelos rios e estradas que conectam todos os municípios da região. Mas agradecemos a reforma da nossa unidade de saúde e reivindicamos ações de Saúde Itinerante mais constantes, para diminuir os tratamentos fora de domicílio (TFD) dos moradores do Jordão”, pontuou.
You must be logged in to post a comment Login