ARTIGO
Artigo do empresário Rodrigo Pires: O Acre avança, apesar dos pessimistas
Em artigo publicado em um site local, na última quarta-feira (8), um dos seu articulistas tenta desacreditar os esforços do senador Marcio Bittar, relator-geral do Orçamento de 2021, para enviar recursos para o governo do Acre e as prefeituras dos 22 municípios do Estado.
O texto infame lança dúvidas sobre a veracidade das alocações feitas por Bittar, algumas das quais recuperadas da legislatura anterior, sejam individuais ou de bancada – muitas das quais já depositadas nas contas do Poder Público. O autor poderia ter poupado os leitores da sua cantilena caso houvesse tido o cuidado de pesquisar os portais da transparência. Mas isso, ao contrário de contar ‘causos’, consome muito tempo e requer esforço.
E não ser descoberto em uma mentira é o mesmo que se passar por verdadeiro. Eis a razão do exercício deste ‘direito de resposta’: recolocar os fatos nos trilhos para que a impostura não descarrile o trem da verdade.
Antes, porém, é preciso observar que o escriba parece torcer para o fracasso dos objetivos do senador acreano. Tal postura é explicada pelo economista austríaco Ludwig Von Mises, no que ele chamou de “Complexo de Fourier”, condição “na qual o indivíduo aceita, ou mesmo deseja, a pobreza geral, possivelmente até a miséria e a desnutrição, a fim de igualar o bem-estar de todos os membros da sociedade”.
Ver o êxito alheio, para alguns, desencadeia ressentimentos a ponto de se preparar para pesadas perdas, desde que a pessoa odiada também possa se prejudicar. Eis a tese central do livro ‘Liberalismo’, de Mises.
Ora, os recursos anunciados pelo senador Marcio Bittar não se resumem a promessas a ser checadas no futuro, como tenta fazer crer o articulista. E nem resultariam em benefícios pessoais, uma vez que a partir deles seriam gerados milhares de empregos entre nós.
Os resultados já podem ser verificados em obras, entre as quais a Estrada da Variante e Ponte Sibéria (ambas em Xapuri), o anel viário em Brasileia, os pontos de internet disponibilizados em diversos municípios, a destinação de R$ 1 milhão para a construção, em 2022, da ponte de Rodrigues Alves, os primeiros viadutos da cidade de Rio Branco e a estruturação de ramais.
Destacamos ainda os R$ 13 milhões alocados para a saúde, com os quais o governo e as prefeituras receberam aportes para reforçar o combate à pandemia de coronavírus. Seria exaustivo elencar, uma por uma, todas as iniciativas que têm resultado em envio de recursos para o Acre. E estes têm sido liberados na velocidade permitida pelos trâmites burocráticos.
O senador Marcio Bittar, portanto, reitera seu compromisso com o desenvolvimento do Acre e enfatiza os esforços diários para cumprir o ideal de um Estado mais próspero para todos os acreanos.
*Valdir Perazzo, advogado
*Rodrigo Pires, empresário
You must be logged in to post a comment Login