ACRE
“Vamos ajudar o prefeito Bocalom a mudar a história do transporte público”, diz ex-lavador de ônibus que ocupa hoje a diretoria de transportes da Prefeitura
O transporte público tem sido um calo na vida dos prefeitos de Rio Branco e nenhum deu jeito. Com a posse de Tião Bocalom (Progressistas) no início desse ano, a esperança se renovou. Pelo menos há uma notada disposição em mudar essa realidade. Um dos membros da equipe da RBTrans, o administrador e bacharel em Direito Clendes Vilas Boas, de 51 anos, pode ser uma das peças importantes nessa tarefa pela própria história de vida. Ele é um ex-lavador de ônibus que foi ocupando todos os cargos nas empresas onde trabalhou, até chegar a diretoria. Tudo com um esforço sobre-humano, do qual ele não reclama. “Teve momento que doeu, mas valeu a pena”, disse em entrevista ao AcreNews enquanto contava sua história de dificuldades, superadas com muita força de vontade. Na entrevista a seguir, esse sul-mato-grossense detalha a infância pobre, o proveito que tirou das poucas oportunidades que teve e a promessa que faz de colocar todo seu potencial em favor do objetivo do chefe dele, o Bocalom, que é mudar a história do transporte coletivo na capital do Acre. Veja:
AcreNews – Você nasceu no Acre? Quem é sua família?
Vilas Boas – Não, eu nasci em 1970, na cidade de Aparecida do Taboão, Mato Grosso do Sul. Sou filho de Antônio Pedro Vilas Boas e de dona Maria Aparecida Marques. Somos ao todo 19 irmãos, somando em geral dos filhos da minha mãe com primeiro esposo e do meu pai com a primeira esposa.
AcreNews – Como foi seu primeiro emprego no transporte coletivo?
Vilas Boas – Meu primeiro emprego foi lavando ônibus, isso na informalidade ainda, ali no bairro da Base. Eu era na época menor de idade. Logo em seguida fui promovido para cobrador, depois fiscal, auxiliar de transporte, chefe de transporte e gerente de operações.
AcreNews – Até se formar em Direito e Administração e ser hoje um dos homens com os quais o prefeito Bocalom conta para mudar a situação do trânsito na capital, como foi seu caminho?
Vilas Boas – Não foi tarefa fácil, viu. Eu trabalhava e estudava ao mesmo tempo e me formei primeiro em Administração de empresas, depois em Direito. Sofri muito porque para conciliar as coisas, não foi fácil, mas não precisa ser fácil, valeu a pena.
AcreNews – Qual cargo você ocupa na gestão Bocalom?
Vilas Boas – Hoje ocupo o cargo de Diretor de Transportes na Superintendência Municipal, a RBTRANS. Mas sou um coringa e adoro isso. Eu ajudo na gestão de forma geral. Por exemplo: por onde passo na rua, nos bairros, encontro demanda da minha área, como de diversas outras áreas e vou agindo para o bem do desenvolvimento da gestão, contribuo fazendo aproveitamento de causa. Faço essa intervenção, com um relacionamento afinados com todas as secretárias, sem arranhamemtos. Tenho sido muito bem interpretado, acolhido por todos e principalmente pelos líderes comunitários, associações e comunidades.
AcreNews – Com sua experiência no transporte público é possível mudar a realidade de Rio Branco, totalmente cruel com o usuário?
Vilas Boas – Sim, com certeza vamos mudar, temos a chave nas mãos, temos um prefeito que é a vontade de Deus nesta cidade, que tem coragem de fazer essa mudança, que nos dá carta branca para agir em prol dessa necessidade. Rio Branco terá agora essa grande oportunidade. Sabemos do caos que os usuários do transporte enfrentam há mais de 15 anos nesta cidade. Isso agora vai mudar. Não temos compromisso com erro e nem atrelamento com as operadoras, nosso compromisso é com a população, aquelas pessoas que pagam um serviço, que no momento não estão sendo respeitadas com as sumidades, pontualidade, qualidade e frequência dos horários de atendimento. A RBTRANS tem se desdobrado, tem aplicado as reprimendas legais, autuado com mais de R$ 2.600.000,00 (dois milhões e seiscentos mil reais) de multas por descumprimento das ordens de serviços e outras infrações. Esperem uma grande mudança, se Deus quiser.
You must be logged in to post a comment Login