ECONOMIA
Rio Branco empata com Aracajú no quesito agilidade em abertura de novas empresas
Por meio do Índice de Gestão Municipal realizado pelo Instituto Áquila este ano, Rio Branco passou de 24º lugar no quesito agilidade em abertura de novas empresas, para a primeira posição, ao lado de Aracajú. De acordo com a secretaria municipal de Finanças (Sefin), desde 2018, quando o município passou a usar a “RedeSim”, portal estadual, gerenciado pela Junta Comercial que agiliza o processo de abertura de empresas, 15.754 novos empreendimentos foram liberados pelo município.
O prefeito Tião Bocalom disse que se sente feliz , pois a equipe está modernizando a prefeitura da Capital. “Somos as duas capitais brasileiras que estão em primeiro lugar em abertura de empresas. Em menos de dois anos a nossa equipe conseguiu realizar isso, então é um orgulho para nós em Rio Branco e um orgulho para nossa gestão.”
De acordo com a chefe do cadastro fiscal de contribuintes da Sefin, Monique Morais, ele fazem a integração e o processo é feito todo de forma digital. “Não tem mais processo físico e o que antes demorava meses para finalizar, agora pela RedeSim é possível liberar o alvará de forma eletrônica em questão de horas ou até minutos, dependendo do risco.”
O secretário municipal de finanças e infraestrutura e mobilidade urbana (Seinfra) ressaltou que o avanço se deve ao empenho da equipe. “A dedicação de toda a equipe, que dentro da “RedeSim”, buscou informações, fez as configurações necessárias e hoje estamos equiparados a Aracaju na abertura de empresas. A prefeitura hoje avançou demais no que se refere à abertura de empresas, de médio porte, microempresas, e para o “MEI”, a abertura é mais rápido ainda, em cinco minutos está aberta.”