COLUNAS
COLUNA DA VEDRANA PERES — Você precisa perdoar
Me impactou um certo dia ler em um livro, a seguinte reflexão: “O perdão não quer dizer fechar os olhos para os comportamentos abusivos ou insensatos, nem depositar confiança sobre o outro. Mas, perdoar é algo que você faz para você mesmo ter paz; o perdão dissolve a raiva, como se ele fosse um antiácido. Aqueles que pedem perdão e o recebem de Deus, dos outros e de si mesmos são capazes de viver os dias que lhe restam com maior liberdade que antes. O perdão liberta!“
A ausência de perdão, causa feridas emocionais que lhes foram infligidas por outros. O que resultam na permanência de feridas acompanhado de amargura, ódio e raiva. Todo ato é imperdoável?
O perdão é uma escolha, nos foi dado livre-arbítrio para fazermos tal escolha.
Apóstolo Paulo, escreveu em uma de suas cartas aos romanos. Considerando os sofrimentos deste tempo presente, não ser dignos ou comparados a glória que há de ser revelada. O relato crucial toma fôlego, no momento que compreendemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, chamados de acordo com seu propósito. É Deus que nos justifica, por isso quem pode ser contra nós, sob acusação ou condenação? Será a tribulação, angústia, a perseguição. Quem pode nos separar do amor de Deus? tal amor perdoou nossos pecados no sacrifício da cruz por Jesus Cristo enviado por Deus para nossa salvação.
‘Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.’ Romanos 10:13
A pergunta contraditória, houve perdão para todos nós naquela cruz então porque nos permitimos ainda ser vencidos pelo mal. Mas, não existe menor chance de vencer o mal com o bem ? A própria Bíblia, ressalva que não podemos retribuir mal por mal; porém procurar a paz com todos. Não há lugar para a vingança por nós mesmos, portanto, se o inimigo tiver fome, alimente-o; se tiver sede, dá-lhe de beber;
A ninguém devais coisa alguma, senão o amor.
Tudo se resume nesta palavra: Tu amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo; portanto o amor é o cumprimento da lei.
O mandamento, descreve por si só o poder do perdão. Quem não perdoa não tem paz na alma ou comunhão com Deus, este mal é um veneno autodestrutivo. Perdão declara que ao perdoar as ofensas uns dos outros, o pai celestial também lhe perdoará. A obediência a Deus é a chave para liberdade, não adie o perdão. Temos o poder de perdoar o imperdoável!