POLÍCIA
PRF realiza Operação Temática de Peso e Dimensões no Acre
Durante os dias 20 de maio e 1º de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou a XXVI Operação Temática de Fiscalização de Peso e Dimensões (OTEPED). Por meio de aulas teóricas e atividades práticas, desenvolvidas na capital, Rio Branco, e na cidade de Bujari, o objetivo principal da OTEPED foi atualizar os agentes para fiscalizar de forma a prevenir acidentes, em prol da segurança viária. O relatório compilado da Operação foi divulgado nesta quinta-feira (1º de junho). Estiveram presentes, no evento de encerramento, o Inspetor Jeferson Almeida, Diretor de Operações Substituto, e a Inspetora Yara Tânia Lucena, Chefe do Serviço de Policiamento de Trânsito e Fiscalização de Transporte, ambos trabalham no Departamento (DPRF), em Brasília. A Superintendente da PRF no Acre, Inspetora Liége Vieira, e o Chefe do Setor de Operações/AC, Inspetor Nelis Newton, além dos agentes que atuaram diretamente na Operação, também participaram na reunião final.
Inicialmente, a fase teórica ocorreu em sala de aula, no prédio do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), na capital acreana. PRFs do Acre, de Rondônia e convidados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) receberam orientações e se atualizaram sobre as normas vigentes. Após o nivelamento, ocorreu a fase operativa, seguida da efetivação das fiscalizações direcionadas à segurança do transporte de cargas. A participação do DNIT, nas instruções teóricas e nas abordagens, com a disponibilização de balanças móveis, foi de fundamental importância para a troca de conhecimentos e para atingir os objetivos da Operação, como informar aos viajantes sobre a necessidade de cumprir a legislação de trânsito para evitar acidentes e, assim, proporcionar condições para o fluxo econômico por meio do transporte dos veículos de cargas, imprescindíveis para o desenvolvimento do país.
Foram fiscalizados 572 veículos, entre caminhões, Combinações de Veículos de Carga (CVC) e outros. 436 pessoas foram abordadas e consultadas nos sistemas. PRF e DNIT flagraram 279.961kg de excesso de peso. Ainda, duas pessoas foram presas por crimes tributário e ambiental, como extração ilegal de minérios (areia). Além do excesso de carga, foram abordados veículos com problemas no sistema de freios, condutores sem carteira nacional de habilitação ou curso específico e veículos de transporte de produtos perigosos com divergências quanto a legislação, dentre outros.
O excesso de peso nos veículos causa diversos problemas tanto para os veículos, para as vias e para os demais viajantes. No caso das rodovias, o carregamento maior que o suportado pelas combinações simples ou conjugadas, faz com que haja desgaste no solo, acelerando a degradação da pista e ocasionando o surgimento de buracos, rachaduras e desnivelamento no asfalto.
Para os veículos, com sobrepeso, há desgastes de pneus, freio, suspensão e da própria estrutura física dos veículos, além de aumentar o consumo de combustível e a emissão de gazes poluentes, prolonga o tempo dos deslocamentos e o custo total do transporte. Inclusive, a má distribuição de carga por eixo pode ser preponderante para o tombamento. Caminhões com carga perigosa, se tombam podem poluir o solo, rios e contaminar a fauna e a flora amazônicas. Veículos com cargas excedentes podem demorar para frear, em caso de emergências, e causar colisões com vítimas graves e mortos.