ACRE
Na Câmara, Ministério afirma que repassou verbas e deu apoio para Assis Brasil na crise humanitária
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Com apenas 22 imigrantes residindo em casa de abrigo em Assis Brasil, o Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania, informou que mesmo assim vem acompanhando de perto a situação dos estrangeiros e enfatizou que existe um acordo que oferece apoio às prefeituras de Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil contrariando possíveis denúncias de omissão por parte da União.
A informação partiu da assessora para Assuntos de Imigrações, do Ministério da Cidadania, Nelsarete Lima, durante audiência realizada hoje (16) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados.
Nelsarete garantiu que a crise humanitária em Assis Brasil já foi controlada tendo em vista a quantidade de imigrantes que estão sendo assistidos no abrigo bem como a desativação de dois postos que acolhiam os estrangeiros no ápice da crise humanitária.
A representante abordou ainda que a Prefeitura de Assis Brasil recebeu em 2020, quando iniciou o drama da crise, cerca de R$ 600 mil reais e que parte do dinheiro cobriu as despesas do executivo. Ela citou ainda que um saldo positivo ficou na conta da prefeitura e que meses depois o Governo Federal garantiu R$ 1,2 milhão para fortalecer as ações de ajuda.
“Nós estivemos lá, inclusive levamos apoio técnico à prefeitura e como também ao Estado (…) Além disso, ofertamos aos imigrantes o deslocamento para aqueles que manifestavam o interesse de retornar para os municípios brasileiros, que queriam sair ali da ponte (…) não faltou recursos para a prefeitura, inclusive, o valor prometido já foi repassado em março, está disponível”, assegurou.
Apesar de a audiência discutir ações relacionadas à crise humanitária no município, nenhum representante da prefeitura participou ou fez uso da palavra no evento.
You must be logged in to post a comment Login