Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil do Acre alerta população sobre o golpe da falsa autoridade

Publicado

em

Agência AC / Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Acre, visando coibir a ação de criminosos, vem adotando sistematicamente ações para orientar os cidadãos a se prevenirem de diversos golpes aplicados por grupos criminosos infiltrados na internet.

Os crimes, altamente elaborados, têm vitimado mesmo pessoas com alto grau de escolaridade. Os novos golpes são práticas iniciadas em outros países, com adaptações à realidade brasileira. Há casos, entretanto, que são criados por brasileiros.

Um deles é o golpe da falsa autoridade, conhecido também como “golpe dos nudes”. A prática, que se amolda ao crime de extorsão, previsto no art. 158 do Código Penal, começa quando o criminoso cria um perfil falso no Facebook — com foto de uma mulher atraente — e aborda homens, enviando mensagens picantes e sugerindo a troca de fotos íntimas.

No momento em que a vítima cede às sugestões e envia as imagens explícitas, o golpista troca de personagem e diz ser uma jovem menor de idade. Nesse momento, um comparsa aborda o internauta (geralmente por meio do WhatsApp) afirmando ser o pai da garota e ameaça levar o caso para a polícia.

Em outras ocasiões, o golpista se passa por uma autoridade, como um delegado de polícia, promotor de justiça ou juiz, e conta que os pais da adolescente procuraram a Justiça alegando que ela está em depressão, que quebrou tudo dentro de casa, que precisarão de dinheiro para as despesas médicas e, além disso, ameaça a vítima de prisão.

A partir daí começa a extorsão, e para que o caso não vá “parar na polícia”, a vítima do golpe deve pagar uma boa quantia em dinheiro para comprar o silêncio do falso pai da adolescente.

Além disso, a vítima tendo ou não pago as quantias, o golpista ameaça em divulgar suas imagens de nudes e de pornografia na internet, bem como enviá-las aos parentes e amigos próximos, chegando, inclusive, a encaminhar uma lista com os telefones dessas pessoas, normalmente obtidos pelas redes sociais, sites ou mesmo pelos frequentes vazamentos de informações que vêm ocorrendo.

No Acre, essa modalidade de golpe vem aumentando, o que fez a Polícia Civil emitir um alerta com dicas para evitar o golpe. A autoridade policial recomenda cautela ao adicionar e conversar com perfis desconhecidos, bem como evitar manter contato com números telefônicos de outros prefixos e não compartilhar fotos íntimas por meio de aplicativos de comunicação instantânea. Ademais, jamais se deve fazer depósitos ou transferências bancárias para desconhecidos e deve-se acionar a Polícia Civil, caso se acredite estar sendo vítima de uma extorsão.

Autoridades policiais que já atenderam vítimas desse tipo de crime elencam alguns cuidados que podem prevenir os usuários de redes sociais das ações dos criminosos:

1) Cuidado ao aceitar “amizades” virtuais;
2) Não inicie qualquer relacionamento amoroso de forma virtual. Marque encontros pessoais em locais públicos;
3) Nunca faça fotos ou vídeos íntimos para quem quer que seja;
4) Jamais envie imagens íntimas por WhatsApp, Messenger, Direct, e-mails ou qualquer outro meio da internet;
5) Não armazene imagens íntimas em aparelhos eletrônicos;
6) Cuidado com chamadas de vídeo com pessoas que não conhece pessoalmente, pois o criminoso pode capturar a sua imagem e fazer mau uso;
7) Não ceda a chantagens, pois a tendência é só piorar; o golpista não irá parar com as ameaças;
8) Atualize o antivírus do computador e do celular.

Se você tiver sido vítima desse crime, tome as seguintes medidas:

1) Em caso de envio de valores, faça contato imediato com o seu banco a fim de tentar bloquear as respectivas quantias;
2) Relacione todos os meios de contato (telefone, perfis das redes sociais, anotando as URLs, links, e-mails, etc.) mantidos com o golpista que se passou por adolescente, autoridade e pais da(o) adolescente;
3) Salve (preferencialmente por meio de prints) todas as conversas mantidas com o golpista, seja no WhatsApp, no Messeger, Facebook, Direct, comentários em fotos, e-mails, etc. Não apague nada;
4) Anote os dias, hora e local em que estava quando conversou com o golpista;
5) Imprima eventuais comprovantes de depósito, transferência ou pagamento realizado para o golpista (que estava se passando por autoridade e pelos pais da(o) adolescente);
6) Separe todas as imagens (fotos e vídeos) recebidas e enviadas ao golpista;
7) Procure uma delegacia de Polícia Civil, leve todo o conteúdo descrito acima, seu aparelho celular e registre um Boletim de Ocorrência.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

Suspeito de furtar R$ 25 mil de empresária é preso com pistola

Publicado

em

Por

Ascom/PCAC

Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de setembro, a Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, prendeu L. R. C. F, de 31 anos. O alvo é o principal suspeito de ter arrombado veículo e furtado diversos bens no interior do carro de uma pessoa que atua no ramo empresarial.

O fato ocorreu no final da tarde de 11 de setembro. Na ocasião, o suspeito levou a bolsa que estava dentro do carro da vítima e efetuou diversas compras utilizando o cartão de crédito que havia encontrado dentro da bolsa. Estima-se que o prejuízo da vítima foi de aproximadamente R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

Após as diligências iniciais, foi descoberto o local exato em que o suspeito se encontrava. Com a autorização judicial correspondente, foi realizada busca na residência do suspeito, onde foi encontrada uma pistola Taurus calibre 380, com 10 munições dentro do carregador. Tal fato contribuiu significativamente para demonstrar o grau de periculosidade do investigado, o qual inclusive já foi preso por homicídio.

O Delegado de Polícia, Lucas Pereira, disse: “Graças ao trabalho investigativo da polícia civil, nós conseguimos segregar mais um indivíduo perigoso da sociedade. A equipe da 2ª DRPC agora trabalha para localizar outros envolvidos com o fato e o restante dos bens furtados da vítima”, finalizou Delegado Lucas.

Continue lendo

POLÍCIA

Xapuri: estrangeira é presa com 7,3 kg de cocaína em táxi que seguia para Rio Branco

Publicado

em

Por

PRF

Na tarde do último domingo (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a detenção de uma mulher de nacionalidade estrangeira que transportava 7,3 quilos de cocaína em um táxi com destino à capital Rio Branco/AC. O veículo foi abordado em frente à Unidade Operacional da PRF, no município de Xapuri/AC.

Durante a abordagem aos passageiros, a mulher que estava acompanhada de uma criança de um ano e dez meses apresentou nervosismo excessivo e gerou suspeita nos policiais. Desconfiados, eles fizeram uma busca nos pertences dela e encontraram quatro calças jeans masculinas embaladas.

Tendo em vista o peso das peças de roupa, os policiais fizeram um corte na costura lateral das calças e localizaram mais de sete quilos de drogas distribuídos em várias embalagens transparentes de plástico, fixadas junto às peças. A droga estava em forma de gel, o que ajuda a moldar a substância no formato desejado e consequentemente ludibriar a fiscalização.

Diante do flagrante delito de tráfico internacional de drogas, a mulher foi conduzida para a Delegacia da Polícia Federal, no município de Epitaciolândia/AC, onde também foi entregue as peças de roupa com a droga apreendida.

A criança foi encaminhada ao conselho tutelar para acolhimento.

Continue lendo

POLÍCIA

Tarauacá: policiais penais apreendem 30 litros de bebida artesanal ‘Maria Louca’

Publicado

em

Por

Ascom/Iapen

Uma ação realizada pelos policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) resultou na apreensão de 30 litros de bebida artesanal “Maria Louca” na Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá.

De acordo com a equipe de plantão, com base em informações levantadas pelo Setor de Inteligência da unidade, os detentos do bloco novo e pavilhão A estavam fazendo as bebidas. Diante disso, os policiais realizaram revista nos locais, onde encontraram o material ilícito.

Durante o procedimento, 10 presos se declararam donos das bebidas e foram conduzidos ao isolamento preventivo. No âmbito da unidade, um procedimento disciplinar será aberto para investigação dos fatos.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia