EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Com Socorro Neri e Mailza à frente, as mulheres parecem bem representadas na pré-candidatura do PP
O PP está lotado de mulheres. Que coisa boa. Do cafezinho até a presidente, deputada federal Socorro Neri, elas tomaram de conta. É flor pra todo lado. Se acaso na chapa do partido não tiver uma mulher, não será uma desventura, uma vez que nos bastidores só dá elas. Na festa desta segunda-feira, 2, na sede do partido, uma espécie de lançamento da pré-candidatura do Alysson Bestene a prefeito, a força delas ficou evidente. Além da Socorro, a vice-governadora Mailza Assis estava lá, empolgadinha, mesmo que a seu estilo meio introspecto. É elas que vão conduzir as eleições. O governador Gladson Cameli acertou mais uma ao delegar a condução do pleito a elas. Vai ser uma campanha eleitoral puxada a saia, a flor e com a natural garra delas. Isso pode ser muito bom, porque os progressistas estarão dando uma demonstração de equidade de gênero e muito respeito ao antigamente chamado de sexo frágil. Com tanta mulher puxando a campanha, o Alysson Bestene ganha mais uma importante catapulta pra sua candidatura, naturalmente competitiva.
Bocalom insiste
Esses dias falei com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e ele insistiu que vai disputar a reeleição pelo PP. Estou convencido ser a fala dele retórica, até que ache uma sigla alternativa. No PP, depois da festa de ontem, ficou mais patente ainda falta de espaço para ele.
Mão do marqueteiro
A despeito do prefeito Bocalom, há quem diga que sua subida nas pesquisas tem o dedo de um marqueteiro de peso.
Check-up
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (Podemos), foi internado para um check-up, após os rins mandarem recado. Para quem está se projetando rumo a disputa do Governo, em 2026, é melhor dar uma guaribada na saúde agora mesmo.
Silêncio
A direção do PDT calada estava, calada ficou, após anúncio da filiação do prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, no PP, depois de ele ter palavreado com o presidente Luiz Tchê sua ida para a sigla brisolista.
Primeira-mãe
Falei ontem com a provável futura primeira-mãe em Tarauacá, a empresária Bebé Damasceno. Ela é mãe do médico Rodrigo Damasceno, líder nas pesquisas para a prefeitura de lá. Bebé tá trabalhando nisso faz tempo. “Mãe é mãe, né? O filho vai a gente vai também”, disse.
São os mesmos
Quanto mais o ex-prefeito Marcos Alexandre apresenta seu staf pra campanha, com a companheirada de sempre, mais ele vai cair. É o que foi dito em uma roda agora há pouco ali em frente ao antigo Banacre, com todo mundo concordando.
Três definições
Por enquanto apenas três candidaturas parecem definidas para a prefeitura de Rio Branco, a do Bocalom (PP), natural, a de Marcos Alexandre (MDB) e agora a do Alysson Bestene (PP). Deputado Ulysses Araújo, do União Brasil, foi peitado, mas aguarda o momento certo para se posicionar. O ex-deputado Jenilson Leite (PSB) pede pra gente não tirar o nome dele das discussões, mas também não toma posição. O deputado Emerson Jarude, do Novo, é uma incógnita. Ele anda fora da curva da política tradicional e ninguém sabe dizer se vai ou não.
Inabalável
Uma das últimas perguntas da pesquisa da BigData era sobre o governo Gladson Cameli (PP). Resposta de 60 e poucos por cento é que ele é ótimo e bom. Por isso todo mundo querendo colar nele na disputa pelo Senado em 2026.
Inteligente
O senador Alan Rick (UB) não se abalou quando foi noticiada uma fala do governador Gladson Cameli segundo a qual seu sucessor predileto seria a atual vice, Mailza Assis. Continuou trabalhando na mesma pegada e dando o mesmo apoio ao Governo, como base em Brasília. Sinal de inteligência. Quem chuta balde é vaca braba.