ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TJAC participa de segundo encontro transfronteiriço para combater a criminalidade
Tráfico de pessoas, drogas e contrabando foram alguns dos assuntos discutidos durante o Segundo Encontro Transfronteiriço para Combater a Criminalidade no Peru, Brasil e Bolívia. Realizado em Puerto Maldonado, nos dias 20 e 21, pelo Ministério Público República del Perú, o encontro reuniu representantes do Sistema de Justiça dos três países sobre o crime organizado.
Pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participaram do evento representando a presidente, desembargadora Regina Ferrari, a titular da Coordenadoria da Infância e Juventude, desembargadora Waldirene Cordeiro, o diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes, o juiz-auxiliar da Presidência, Giordane Dourado; e o juiz da Vara Criminal da Comarca de Brasiléia, Cloves Lodi.
A presidente do TJAC, Regina Ferrari, reconhece a importância do evento. “Lutar contra a criminalidade é uma tarefa que transcende fronteiras, e esse segundo encontro é um exemplo brilhante de cooperação internacional em prol da Justiça. Nossa missão é promover a paz e a segurança em nossa região, e esta iniciativa nos mostra que, unidos, somos mais fortes para enfrentar os desafios. Juntos, contribuímos na construção de um futuro mais seguro e justo para todos os nossos cidadãos.”
Na ocasião, o juiz-auxiliar da Presidência fez uma apresentação sobre a cooperação judicial na fronteira Brasil-Bolívia-Peru.
“Nesse encontro buscamos estabelecer formas eficazes de cooperação e estratégias conjuntas para lidar com os desafios relacionados a esses temas. O Brasil faz fronteira, pelo Acre, com Bolívia e Peru, e as fronteiras são uma das prioridades para o sistema de justiça porque é a partir delas que são gerados diversos delitos. Mas esperamos que nesse encontro fortes parcerias sejam firmadas em prol da segurança da nossa comunidade. Estamos todo emanados pelo mesmo propósito”, disse a desembargadora Waldirene Cordeiro.