GERAL
Nazaré Pereira desembarca no Acre onde vem participar da festa de 86 anos da Academia Acreana de Letras
A cantora e atriz Nazaré Pereira desembarcou hoje (16), às 22 horas no Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco. A artista veio ao Acre para participar das solenidades alusivas ao aniversário de 86 anos da Academia Acreana de Letras (AAL), que acontecerá no dia 23 de novembro às 10 horas na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC). Na ocasião, a cantora será homenageada com a comenda José Potyguara em reconhecimento ao seu brilhante trabalho na difusão da cultura popular brasileira através de sua música.
A artista é natural de Xapuri (AC) mas passou toda a sua infância no Pará e na atualidade, reside a mais de 4 décadas na França local onde acabou conquistando os franceses com suas composições que narram aspectos da cultura amazônica. Por isso a cantora foi a única cantora brasileira a receber o Prêmio Louis Ganne em Paris.
Segundo o cineasta Adalberto Queiroz, Presidente da AAL, “o Acre está recebendo uma das artistas mais ilustres. Suas composições preservam a linguagem do povo amazônico e retratam nossos costumes e práticas. Acima de tudo, Nazaré Pereira é uma mulher que nunca negou suas raízes, mantendo-se fiel à cultura popular brasileira mesmo vivendo na Europa. Por isso, ela merece todas as homenagens cabíveis”.
Vale ressaltar que a artista também estará hoje (17) participando de uma atividade da Academia Acreana de Letras (AAL) que funciona no Museu dos Povos Acreanos.
SOBRE NAZARÉ PEREIRA
Nazaré Pereira nasceu no município de Xapuri em 1939, aos quatro anos de idade a artista perdeu o pai e veio morar em Belém do Pará. A paixão pela arte acabou falando mais alto e em 1960 Nazaré acabou indo ao Rio de Janeiro para estudar Teatro.
Nos anos 70 já com uma vasta experiência no seguimento do teatro, a cantora conseguiu uma bolsa de estudos para estudar na Universidade de Nanci na França e logo em seguida foi fazer pós-graduação na Universidade de Sorbonne. Em 1978 gravou seu primeiro disco através de uma gravadora Francesa, cuja música principal era “Cheiro de Carolina”.
Na atualidade, a artista acreana que já cantou em cinco continentes, soma vinte discos gravados e mais de 40 anos de carreira. Além disto Nazaré já cantou ao lado de ilustres nomes da música popular brasileira como Maria Bethânia, Chico Cezar e Rei do Baião Luíz Gonzaga.