SAÚDE
Acre é destaque nacional por ser o único a seguir determinações do MS sobre vacinação

Por Agência AC
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vem se destacando no que diz seguir as determinações do Ministério da Saúde (MS), sendo o único estado que seguiu todas as orientações voltadas para vacinação Covid-19.
A chefe de imunização no Estado, Renata Quilles, afirma que desde o início da campanha o estado do Acre vem seguindo todas as recomendações voltadas para distribuição de doses aos municípios.
“Atuamos de forma responsável, fazendo a reserva adequada da segunda dose distribuindo apenas em data próxima da utilização, evitando assim o uso equivocado, como da 1ª dose. Garantindo à população acreana dentre os grupos prioritários o esquema completo da vacinação contra Covid-19”, destaca.
Ainda segundo Renata Quilles, hoje o Estado conta com um número grande de recusas, além dos faltosos que ainda não foram tomar sua 2ª dose. “Pedimos a população que busque terminar o esquema. Quem teve alguma reação na primeira dose a tendência é ser bem menor do que na primeira”, encerrou.
A coordenadora Nacional da Rede de Frio, Patrícia Freire, elogiou o Estado do Acre por ser o único que não manifestou a falta da segunda dose do laboratório Butantan, assim demonstrando seguir à risca as recomendações do governo federal. “Parabenizo o Acre, sendo o único estado que confirmou total alinhamento com o Ministério da Saúde”, disse.
SAÚDE
Acrelândia: população passa a contar com 46 tipos de exames laboratoriais realizados no município

Democratizar o acesso a um sistema de saúde de qualidade tem sido uma das maiores metas do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Em mais uma demonstração desse propósito, o governo entregou na tarde desta última terça-feira, 28, uma sala de coleta para a unidade mista de saúde de Acrelândia.
Antes, os pacientes locais que necessitavam de diagnóstico laboratorial tinham que recorrer às unidades públicas de Rio Branco ou a laboratórios particulares. Com a estrutura, os acrelandenses passam a dispor de 46 tipos de exames efetuados no próprio município.

Durante a solenidade de entrega, a chefe do Setor de Diagnóstico da Sesacre, Aglanair Ferreira, frisou a importância de oferecer um atendimento ambulatorial melhor e mais seguro. “As pessoas podem até achar que uma sala de coletas é algo pequeno, mas é fundamental para quem vem do ramal e precisa fazer um exame para fechar o diagnóstico”, pontuou.
O secretário municipal de Saúde, Vitor Martinelli, relatou: “O estado tem nos ajudado muito, sempre que buscamos a secretária Paula Mariano, ela tem sido acessível e se colocado à disposição; a prova é que hoje estamos aqui, entregando a sala de coletas para os pacientes”.

“Agradecemos a dedicação e parceria do governo para que hoje possamos ter em nossa cidade a sala de coletas, onde nossa gente poderá fazer os exames aqui mesmo”, disse o vice-prefeito Eraides Caetano.
O deputado estadual Fagner Calegário parabenizou o Executivo pela ação. “Eu quero dizer da felicidade de estar participando deste evento, que tem um valor significativo para os munícipes e parabenizar o governo pela sensibilidade com a saúde pública”, afirmou.
Já o deputado federal Alan Rick destacou a importância da nova estrutura na unidade: “É fundamental a sala de coletas para a qualidade e a dignidade dos pacientes de Acrelândia”.
Representando a titular da Saúde, Paula Mariano, a diretora de redes da Sesacre, Joice Souza, destacou que os pacientes não irão mais ter o transtorno de ter que se deslocar até Rio Branco para fazer exames laboratoriais e adiantou: “Em breve levaremos a iniciativa a mais municípios do Acre”, destacou.

Com a aquisição, Acrelândia se une aos municípios de Capixaba e Bujari, e à Vila Campinas, em Plácido de Castro, que já contam com salas de coletas.
Nos próximos dias a Sesacre deverá inaugurar as mesmas estruturas na Cidade do Povo e no Hospital Mental do Acre (Hosmac), em Rio Branco, e em Manoel Urbano.
SAÚDE
Conferência Estadual promovida pelo Governo tem como tema a Saúde Mental

A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantias dos serviço da atenção psicossocial no SUS. Este é o tema central da 3ª Conferência Estadual de Saúde realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e do Conselho Estadual de Saúde do Acre (CES/AC).

A conferência, que não ocorria desde 2010, teve início na noite da última terça-feira, 28, no auditório do Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco.
Duzentos e quatro delegados participam do evento, composto por cento e dois usuários, cinquenta e um trabalhadores em saúde e 51 gestores. Os vinte e dois municípios do Acre têm representantes na conferência.
A programação da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental se estenderá até o dia 30 de junho. Entre os programas estão previstos palestras, debates, plenárias temáticas e, no último dia, eleição de delegados para a etapa nacional.
Em sua fala, o presidente da CES/AC, Elenilson de Sousa, destacou que a maior missão deste encontro é apontar sugestões para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a saúde mental que serão apresentadas na etapa nacional.

“Temos uma grande missão nessa conferência que é tirar bons encaminhamentos para a elaboração de propostas de políticas públicas fortes e que atendam a gestão de saúde pública do Acre e nacional voltadas para a saúde mental”, destaca.
Paula Mariano, secretária de Estado de Saúde, revelou que a conferência é um sonho que se tornou realidade, após 12 anos que não era realizada, e ainda mais devido à pandemia.
“Quando começamos a pensar essa conferência nos perguntávamos se daria certo, devido à pandemia, e hoje estamos aqui concretizando esse sonho”, disse.
A secretária ainda fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido na etapa municipal que antecedeu a realização da 3ª Conferência Estadual, que foi um sucesso.
“É importante mostrar a participação dos municípios, pois as conferências municipais foram de fundamental importância e tiveram uma grande participação, tornando um sucesso a nossa estruturação da rede piscossocial”, destaca.
O doutor em Saúde Coletiva, Roberto Tykanori Kinoshita, abriu a conferência com a palestra A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantias dos serviço da atenção psicossocial no SUS, tema da conferência deste ano.

SAÚDE
Vídeo | Zico manda camisa do Flamengo de 1981 para ser rifada pela “Família Azul” do Acre, os autistas

Por intermédio do ex-atacante Marcelo Bujica, que hoje mora no Acre, o inesquecível Zico mandou uma cópia da camisa que ele usou no título da Libertadores de 1981. A peça foi mandada para ser rifada por uma entidade que cuida de autistas.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA2 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”