SAÚDE
Acre passa por auditoria para continuar com status de livre da Febre Aftosa sem vacinação
Por Wanglézio Braga
O Estado do Acre passa por nova uma auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre a certificação de Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação. O procedimento é comum e muito importante para que o estado siga com o status elevado para a área econômica e comercial.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), José Francisco Thum, os trabalhos estão avançando. “Já fizemos a parte de documental, que já foi enviada toda para o Brasil, e provavelmente, próxima semana, estarão vindo in loco os técnicos do MPA, que vão visitar seis escritórios e um posto de fiscalização”, informou Thum em entrevista ao AcreNews concedida na última sexta-feira (12).
Em relação a auditoria, José Thum explica que a estrutura do IDAF tem melhorado na gestão Gladson Cameli (PP), o que possibilita um sentimento mais tranquilo para atender todas as normas e disciplinas por parte do Ministério.
“A gente se sente até, como poderíamos dizer, mais tranquilo, porque na primeira auditoria, nós tínhamos o IDAF como uma estrutura muito precária, e hoje, nesse governo do nosso governador Gladson Cameli, o IDAF avançou demais, tanto na área de estrutura, frota, veículos, barcos, quadrículos, na área tecnológica, enfim, houve grandes avanços”, disse.
Thum lembra que o estado que foi um dos primeiros a receber a certificação de livre de aftosa sem vacinação no rebanho tem cumprido, tem feito o dever de casa para permanecer com esse importante status.
“Então, por certo aspecto, a gente se sente mais tranquilo um pouco assim, e as ações que são exigidas, vêm sendo todas cumpridas, seguindo as recomendações do Ministério. Então, a gente acredita que vai dar tudo certo, que não tem porque a gente ter outro tipo de sentimento”, finalizou.