Connect with us

SAÚDE

Ozempic causa câncer? Estudo revela se há perigo no uso do remédio

Publicado

em

ANA SCHOELLER,FLORIANÓPOLIS

Recentemente, a injeção Ozempic, usada para tratar a diabetes e o medicamento para perda de peso Wegovy tem se tornado mais populares. Previsto para uma finalidade, as medicações tem ganhado a fama para quem quer emagrecer rapidamente.

No entanto, os cientistas e médicos ao redor do mundo têm tido preocupações sobre a possibilidade de que esses medicamentos, conhecidos como agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1 RA), possam aumentar o risco de câncer de tireoide.

Um novo estudo realizado pelo Karolinska Institutet não encontrou nenhuma ligação entre os medicamentos GLP-1 e o aumento do risco de câncer.

Esses medicamentos, amplamente utilizados para tratar diabetes e obesidade, imitam o hormônio GLP-1 natural do corpo para controlar os níveis de açúcar no sangue, retardar a digestão dos alimentos e reduzir a fome.

Apesar de terem se tornado mais populares recentemente, esses medicamentos já foram alvo de muitas pesquisas. Estudos anteriores e relatórios de efeitos adversos levantaram preocupações sobre a possível ligação entre os medicamentos GLP-1 e o risco de câncer de tireoide.

A opinião de quem é craque no assunto

De acordo com a médica oncologista e diretora da Oncoclínicas em Florianópolis, Ana Galdino Franzoni, havia uma grande preocupação de que o uso dessas medicações pudessem causar alterações nos tecidos da tireoide e, eventualmente, levar ao desenvolvimento de câncer.

“Alguns estudos feitos em animais sugeriram um aumento na formação de tumores na tireoide com o uso desses medicamentos. No entanto, esses estudos observacionais não são os mais rigorosos em termos de metodologia”, explica.

Segundo a oncologista, foi por isso que quando o medicamento começou a ser mais amplamente utilizado comercialmente, houve um foco maior na relação entre seu uso e o risco de desenvolver câncer de tireoide.

No entanto, com base no estudo realizado pelo Karolinska Institutet que comparou o uso dessa medicação juntamente com outra classe de medicamentos para tratar diabetes, chamados gliptinas, trouxe um estudo populacional bastante grande e robusto, com mais de 145 mil pacientes.

“Ele demonstrou um rigor científico maior do que os estudos observacionais anteriores. Este estudo não encontrou aumento no risco de câncer de tireoide em pacientes que usavam semaglutida ou liraglutida (também conhecida como Saxenda), em comparação com aqueles que usavam gliptinas. Isso sugere que os medicamentos GLP-1, como o Ozempic, podem não aumentar o risco de câncer de tireoide”, fala.

Efeito colateral do Ozempic

A médica alerta que ao utilizar esse medicamento, é essencial seguir orientações médicas.

“Embora seja geralmente seguro e os efeitos colaterais sejam reconhecidos e gerenciáveis, é importante estar ciente de possíveis complicações, como pancreatite aguda e obstipação grave, embora raras”, fala.

Por isso, segundo a oncologista, é crucial que os pacientes sejam orientados por um médico e não usem o medicamento indiscriminadamente, para evitar riscos ou consequências mais graves. Quando prescrito corretamente, esse medicamento pode ser seguro e tem o potencial de proteger contra várias condições, incluindo doenças cardiovasculares, alzheimer e obesidade, e suas consequências associadas.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas