Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Administrador estreia coluna no AcreNews para escrever sobre o mercado de trabalho

Publicado

em

Thiago Elias é ex-Gestor de Políticas Públicas para Juventude; Pós Graduando em Docência do Ensino Superior e Bacharel em Administração CRA/1979

MOMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

A inserção de jovens administradores no mercado de trabalho

Se formos analisar o mercado de trabalho atualmente, conseguimos identificar que as empresas buscam pessoas que já possuem experiências comprovadas na área de atuação desejada. Por isso, muitos empregadores preferem contratar pessoas que já possuem experiência na área solicitada, pois o custo para capacitação de tal funcionário será bem menor.

Outro ponto que as empresas analisam antes de contratarem um jovem que concluiu o ensino superior a pouco tempo, é se o seu nível de desempenho atingirá o esperado pela empresa.

O mundo vem sofrendo rápidas mudanças em relação ao mercado de trabalho em todas as áreas. Os avanços da tecnologia e a globalização tende a deixar o mercado de trabalho ainda mais exigente na aquisição de profissionais. Ou seja, o que há 10 ou 15 anos atrás se exigia, hoje em dia se modificou surpreendentemente. Máquinas substituíram ainda mais a mão de obra humana, fazendo com que o mercado pudesse se restringir ainda mais, “excluindo” a mão de obra inexperiente.

Não é novidade de que a juventude vem se preocupando com a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Basta verificar em uma roda de amigos, onde os jovens quando tocam nesse tema, muitos deles ficam preocupados com o seu futuro, tanto por uma experiência ruim que vivenciou, ou que viu, ou até mesmo pelos “monstros” que eles criam em suas mentes. Atualmente no Brasil, há 23 milhões de desempregados e outros vivendo nos chamados “sub emprego” e a maioria absoluta são jovens de 15 a 29 anos. Ofertas de empregos até existem, mas as exigências que as empresas ofertam, acabam fazendo com que esses “futuros profissionais” não sejam aceitos. Segundo um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), demoram 15 meses para um jovem ter a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, dados que preocupam bastantes as novas gerações e ainda as que virão.

Empresários, preocupados com a globalização, também se interessam em renovar seus quadros de colaboradores. Apesar de, aparentemente um recém-formado ter certa inexperiência, é da academia que suas ideias estão “frescas” e prontas para ser colocada em prática, para contribuir com o crescimento da empresa (privada) ou até mesmo em órgãos públicos. Portanto, será de suma importância a todos os proprietários de empresas (empresários) e chefes de departamentos do sistema público analisarem bem em fornecer oportunidade para estes profissionais.

Por fim, um jovem recém-formado, tem uma maior facilidade de aprendizado e disposição. Os jovens possuem familiaridade e não vivem sem a tecnologia e a internet, por isso, se uma empresa quer se modernizar, tanto em questão de acesso com facilidade aos dispositivos e softwares, quanto em questão de ideias, experimentação e implementação de coisas novas, é muito importante ter em seu quadro de colaboradores profissionais com esse perfil.

A pandemia veio para nos ensinar diversas coisas, e se adaptar ao mundo contemporâneo foi uma delas, de modo que, a inserção de jovens recém-formados no mercado de trabalho, precisa ser de fato uma realidade.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas