GOSPEL
Artigo | Professor Antônio Furtado lamenta a missa vazia no Vaticano
URBI te ORBI
* Antônio Furtado
Na data 27/03/21, vejo pela TV a Missa e Benção Papal – do Papa Francisco – URBI et ORBI ( de Roma para o Mundo). Celebração, em si, linda. Triste é vê a Catedral de São Pedro vazia. Como vazia estava a Praça, à frente, da Catedral de mesmo nome…muito triste!
BREVE HISTÓRICO
Todos sabemos: no ano I, do Sec. I – nasce JESUS – o CRISTO – em Belém/ Judeia.
No ano 33 – JESUS CRISTO – é seviciado e crucificado -, pelo Império Romano e a pedido do SINÉDRIO, Assembleia maior do estado judeu – que era dominado pelo fantoche CAIFÁS e seu sogro ANÁS, mentores maiores desta tragédia religiosa. Inicia-se uma nova era para a Cristandade!..
Três séculos depois, séc.III d.c (anos250/270) – peste denominada Praga de Cipriano – dizimava o povo romano em todo Império do Norte -, é debelada , quando no seu auge de disseminação, pelos CRISTÃOS!… Que não tinham medo da morte, tinham FÉ que, morrendo, estariam iniciando uma nova vida, indo para um lugar melhor do que vivos na Terra!… ainda temos!
Ao tempo em que a Epidemia – Peste de Cipriano – a Crise do Terceiro Século ( chegou a 5000 óbitos/dia) arrasava o povo romano; os Nobres, os Senadores, a Alta cúpula e Elite do Império Romano se escondiam nos Palácios, nas suas casas. É o povo, o mais precisado naquele momento, ficara à mercê de sua sorte. Aí, os CRISTÃOS, massivamente, intervêm e os acolhem. Dando o que não tinham, fazendo verdadeiros milagres… são vitoriosos no combate aguerrido e misericordioso a um povo que sempre os quis eliminar.
Passada a EPIDEMIA – o Imperador Teodósio I ( séc. IV), não teve outro caminho que não recepcionar e tornar oficial a Religião Cristã como a religião oficial do Império Romano. Uma grande vitória de JESUS CRISTO… vencera o Império Romano!…
Aí, viramos Igreja Católica Apostólica Romana. Claro, houve alguns “acertos” em favor do Império. Assim: as vestes sacerdotais teriam o padrão das nobres e do Senado Romano, dentre outros!…veja-se as indumentárias dos Cardeais.
Voltemos ao HOJE – Igrejas vazias, espaços considerados sacros vazios – todos escondidos, aquartelados em casa!…
Estranho, muito estranho!…está faltando FÉ!…Os CRISTÃOS, parecem não mais CRER em Jesus Cristo – que nunca temeu os LEPROSOS nem outras mazelas demoníacos daquele época.
Nesta Pandemia, pelo que eu saiba, morreu um Padre na Itália. Aliás, num gesto que, por questão de justiça, não se pode deixar de comentar. Ocasião em recusou uma máquina De Ventilação pulmonar, destinando-a a alguém mais jovem, na mesma situação. Um ato de DOAÇÃO e desprendimento formidável. UM CRISTÃO dos antigos, da época de Jesus Cristo. Aplaudo!…
Mas, a nós, CRISTÃOS de hoje, nos está faltando FÉ!. Talvez o EGOÍSMO e a HIPOCRISIA exacerbados, que de nós tomou conta, também nos acovardou diante de procelas de tal magnitude. Talvez estivéssemos todos, junto com os Apóstolos, no mar, quando na tempestade choramos e nos apavoramos até Jesus Cristo vir caminhando sobre as águas!..
Mas, de todo modo, nos está faltando FÉ!…ou se foi dos nossos corações!
Convido-os, aos que lerem, à REFLEXÃO!…
Paz e Benção!!!
* Antônio de Lima Furtado, advogado, engenheiro e professor universitário. Segundo ele mesmo, “homem de pouca FÉ”.
You must be logged in to post a comment Login