Connect with us

POLÍTICA

Chefe da Polícia Penal comemora subida do Acre no ranking do desenvolvimento educacional prisional

Publicado

em

O chefe da Polícia Penal do Acre, Arlenilson Cunha, está dividindo com sua categoria um título inédito conquistado pelo Estado, a subida vertiginosa no ranking de desenvolvimento educacional prisional. Pela primeira vez na história o Acre está entre os 10 que mais ressocializam detentos. Segundo dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Estado ficou em nono lugar na classificação, com o aumento de 43,69% em 2021, comparado com o ano anterior. As atividades avaliadas vão desde a participação em exames nacionais a atividades culturais, esportivas, em saúde, educação e leitura.

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), Arlenilson Cunha, disse ao AcreNews que esse é o resultado de um esforço feito por toda sua equipe, mas sobretudo pelo governador Gladson Cameli, para garantir a execução dos programas e projetos.

“Figurar entre os dez primeiros estados da federação em aumento de atividades educacionais é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo, por meio da equipe da Divisão de Educação Prisional, em parceria com a Secretaria de Educação. Quem disse que presídio não ressocializa?”, comemora Cunha. Ele conta que, do presídio Francisco d’Oliveira Conde já saiu até um advogado formado pela Ufac. Em 2020, foram inscritos 365 apenados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que já foi um recorde. Em 2021, o número foi superado, com 470 inscritos. “Conseguimos aumentar a oferta de vagas em educação formal escolar de 190 para cerca de 250 em Rio Branco. Tivemos aumento da participação dos apenados no projeto de leitura e nos exames nacionais”, explica Margarete da Frota, chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen.

A seguir um rápido bate-papo com o diretor Arlenilson Cunha:

AcreNews – Presidente, como em meio a uma pandemia essa gestão da Polícia Penal conseguiu o feito de melhorar a posição do Acre em ressocialização de apenados por meio da educação?

Arlenilson Cunha – Mesmo em meio a pandemia, com dificuldades e desafios, nós temos avançado. Em 2020, foram inscritos 365 apenados no Enem, o que já foi um recorde. Já em 2021 superamos esse número, inscrevendo 470. Figurar entre os dez primeiros estados da federação em aumento de atividades educacionais, o êxito do trabalho da equipe da Divisão de Educação Prisional só monstra o comprometimento e envolvimento de toda instituição do Governo do Estado com a ressocialização e Reintegração Social, importante registrar a parceria com a Secretaria de Educação que tantos nos apoia.

AcreNews – De dentro do presídio podem sair grandes pessoas com esse projeto educacional trabalhando na vida deles diariamente? Presídio ressocializa?

Arlenilson Cunha – Com certeza. Quem disse que presídio não ressocializa? Nós temos exemplos que garantem que sim. Tivemos um apenado no caso hoje cumpriu sua pena, conseguiu ingressa no Curso de Direito na Universidade Federal do Acre, concluiu o curso em 2020.  Agora este ano tivemos o terceiro lugar na Olimpíadas de Matemática. Um preso da Unidade de Regime Fechado (Chapão), do Complexo Penitenciário Rio Branco – FOC, foi nosso campeão. São exemplos interessantes os motivadores. A educação não transforma o mundo, mas transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo.

AcreNews – Qual a reação do governador Gladson Cameli ao ver esses números tão bons para o Acre?

Arlenilson Cunha – O governador mandou um áudio, posteriormente ligou, parabenizando pelos números. Ele não deixa passar nada. Gosta de números de resultados e acompanhar tudo de perto, afinal todo o sucesso é porque ele é quem garante o andamento dos projetos tocados por nós.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas