COLUNAS
COLUNA DA VEDRANA — O Verdadeiro Amor
Origem da palavra a·mor: vem do Latim amor,ōris , amizade, afeição, desejo grande, paixão, objeto amado.
O significado de amor no dicionário é sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial; amor materno). AFETO, AFEIÇÃO.
Ele está presente na Bíblia, descrevendo o amor como sofredor é benigno. Não contendo soberba ou inveja, sem buscar seus interesses. Não suspeita o mal, não folga com a injustiça. Permanece a verdade. 1 Coríntios 13, encontramos nos versos finais a definição perfeita. “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais falha;“ por fim, despedimo-nos do capítulo com o “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”
O amor é o elo perfeito que procede de Deus, aquele que ama é nascido d’ele e o conhece, mas quem não ama não conhece a Deus porque Deus é amor. Este é o primeiro e maior mandamento: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. Reflita, como vamos amar alguém se não amamos a Deus?
Lembre-se do segundo mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. A consistência do amor, detém em obedecer aos mandamentos. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós. Não há medo no amor; ao contrário o perfeito amor lança fora todo o medo.
“Aquele que tem medo não conhece o verdadeiro amor…”
O verdadeiro amor está em Deus, nada neste mundo pode preencher este vazio o qual você sente. A tentativa de suprir seus sentimentos, sendo conduzido por suas emoções, causará uma grande decepção. O coração fica dilacerado, machucado ou alquebrado em virtude do impacto das suas decisões. Estar emocionalmente ferido provoca um trauma, o que nos leva ao medo. Emoções são aspectos maravilhosos de nossa alma, quando elas se acumulam sobre nós nosso interior pode quebrar-se sob tal pressão. Escrevo com afirmação: ‘Jesus veio para curar o trauma do seu coração despedaçado. Por intermédio da palavra de Deus, ele pode juntar novamente os pedaços de seu coração.’ Deus nos fez uma unidade composta de espírito, alma e corpo unidos de forma indissolúvel. O que quer que aconteça a uma parte do nosso corpo, afeta a outra. No ponto de vista médico, traumas são os danos físicos que um órgão do corpo sofre em consequência de um ferimento. A dor interna é imensa, e o corpo expressa essa dor — com frequência, com grande quantidade de lágrimas, em alguns casos causando raízes de amargura. Internalizando a rejeição, corresponde inabilidade de dar ou receber amor. Ou seja, a rejeição é o ato de negar amor. Dependendo do nosso grau de rejeição, somos incapazes de experimentar emocionalmente o amor de Deus de forma plena. Quando outra pessoa tenta expressar amor, por nós. O sentimento de indignidade faz com que qualquer tentativa de demonstrar afeto pareça irreal. Achando impossível amar é confiar, evitando intimidade com o outro. Em paralelo a isso, torna-se sacrifício difícil expressar ou receber o amor de Deus e temos dificuldade para confiar nas pessoas. As rupturas deste opressivo sentimento e efeitos, te faz acreditar que estará destinado a sofrer com eles pelo resto de sua vida. Não internalize a mentira do trauma, rejeição, desilusão, desespero e medo. Liberte-se, tenha esperança.
“Deus pinta o retrato de seus homens e mulheres com defeitos e qualidades. Ele não ignora a fraqueza ou esconde a fragilidade de seus servos.”
Livro Fé em Ação; Agostinho Ribeiro
Se você acredita no amor, deve conhecer a si, alegra-se com suas transformações e sacrifícios silenciosos. Mas sobretudo ter coragem a ponto de desejar olhar suas imperfeições, para preencher dentro de si com o verdadeiro amor de Deus. Não cometa o erro de exigir PERFEIÇÃO, ela foge da realidade, jamais existirá. Por mais que a visão do amor para muitos seja propagado com tal exigência de perfeição, não acredite no impossível de afirmações inexistentes.
[Partilhando uma oração pessoal]
Enquanto me direcionava a Deus silenciosamente ao fechar os olhos. Fiz a seguinte pergunta: Deus, sinto que quanto mais conheço a sua palavra em profundidade e conhecimento. Jamais vou conseguir acertar em amá-lo da maneira que merece — Por horas chorei soluçando no meu quarto. Prossegui em dizer, Deus como vou conseguir conhecê-lo sem ser perfeita no evangelho? parece que quanto mais prossigo mas estou reprovada em falhas. Meu silêncio permaneceu naquele momento. E então, ouvi uma voz suave em meu interior dizendo: Filha, comece a imaginar como é alguém de fato perfeito, e então fiz. Logo após pensar á respeito, Deus me disse, sua perfeição se assemelharia a si mesma para sua própria glória, seu propósito era erguer a sua própria imagem. Aprendi naquele dia, que como seria capaz de reconhecer o lugar o que pertence a Deus, se não houvesse o vazio das minhas imperfeições, para abdicar um pouco de si, entender que devo todos os dias aprender sobre o coração que Deus me apresenta todas as manhãs. Vale a pena encontrar o primeiro amor em Deus!
Lembre-se nada pode nos separar deste amor… Nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.