Connect with us

DIEGO BRUNO NASCIMENTO

Coluna do Diego: Afinal, você sabe a diferença entre DIARISTA e EMPREGADA DOMÉSTICA ?

Publicado

em

A diferença entre DIARISTA e EMPREGADA DOMÉSTICA está relacionada principalmente à natureza do trabalho realizado e à frequência dos serviços prestados.

Porém, antes de explicar a diferença é importante deixar claro que a DIARISTA discutida aqui vale tão somente para os casos em que o trabalho ocorre em ambiente doméstico, ou seja, em residência familiar sem finalidade lucrativa.

Vejamos.

A DIARISTA é a profissional que presta serviços de forma esporádica e temporária, geralmente em dias específicos da semana ou em ocasiões pontuais no máximo 2 vezes por semana.

Neste caso, a DIARISTA não é obrigada a cumprir um determinado horário de trabalho, sendo que ao finalizar seus serviços, ela pode ir embora independentemente do horário.

A DIARISTA, como o próprio nome diz, recebe por diária trabalhada e seu pagamento é feito ao final do dia, finalizado o serviço.

A DIARISTA não tem vínculo empregatício, ou seja, não é necessário ter sua carteira de trabalho registrada.

Assim, nesta modalidade de trabalho, não há obrigação de pagamento de férias, 13° salário, FGTS, horas extras, dentre outras verbas.

Além disso, caso a família opte por dispensar os serviços da DIARISTA, não há obrigatoriedade de pagamento de verbas rescisórias.

Por outro lado, o EMPREGADO DOMÉSTICO é o profissional que trabalha de forma contínua e regular na residência do empregador, realizando atividades tipicamente domésticas.

O trabalho aqui é caracterizado pela subordinação, ou seja, o empregado deve cumprir as ordens dadas pelo empregador, principalmente quanto à obrigatoriedade de cumprir horário.

Diferentemente do DIARISTA, o EMPREGADO DOMÉSTICO não pode sair do serviço a hora que bem entender, por mais que já tenha finalizado seu trabalho.

O EMPREGADO DOMÉSTICO normalmente recebe o salário de forma mensal, valor este que está previsto no contrato de trabalho e na carteira de trabalho.

O EMPREGADO DOMÉSTICO por ter um vínculo formal, tem direito a receber férias, 13° salário, FGTS, horas extras e, inclusive, as verbas rescisórias em caso de demissão sem justa causa, como, por exemplo, saldo de salário, aviso prévio e multa do FGTS.

O que percebemos no dia a dia é a quantidade enorme de pessoas que trabalham como DIARISTA, mas que na verdade são EMPREGADOS DOMÉSTICOS.

Nestas situações, em uma eventual ação trabalhista, é possível que seja reconhecido o vínculo empregatício da DIARISTA e os empregadores condenados a registrar a carteira de trabalho e pagamento de todas as verbas trabalhistas e rescisórias típicas de uma relação de emprego do EMPREGADO DOMÉSTICO.

Por fim, a lei define EMPREGADO DOMÉSTICO não somente para aquelas pessoas responsáveis pela limpeza da residência, a famosa “faxina”.

São considerados EMPREGADOS DOMÉSTICOS todos aqueles que trabalham em residência familiar e que não tenha finalidade lucrativa para o empregador.

Podemos citar como exemplos, além dos responsáveis pela limpeza da residência, os cozinheiros, vigias, babás, cuidadores de idosos, jardineiro etc.

Fique atento aos seus direitos.

Diego Bruno Nascimento
Advogado

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas