COLUNAS
COLUNA DO EVANDRO — Alan Rick celebra aliança com prefeito Zequinha e dia 27 emplaca um secretário em Cruzeiro do Sul
A eleição se aproxima e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), vai fazendo o que político deve se fazer quando sonha com a reeleição, juntando, um princípio ensinado por Jesus Cristo. A mais recente aliança foi celebrada com o senador Alan Rick (UB), bem votado na região, segundo fontes da coluna. Dia 27 próximo Alan estará em Cruzeiro do Sul para a posse de seu indicado, Eutimar Sombra, na pasta da Agricultura, muito importante porque naquela região há muita produção agrícola e também pesca. A chegada de Alan empodera ainda mais a candidatura de Zequinha à reeleição, que tem no mesmo palanque, já, os deputados estaduais Nicolau Júnior (PP), Clodoaldo Rodrigues (Republicano) e Luiz Gonzaga (PSDB), além da imprescindível benção do governador Gladson Cameli (PP). Se mantiver o grupo coeso até lá, governará a principal cidade do Juruá por mais quatro anos, fácil, fácil.
Viagem braba
Encontrei o Áureo Maia, um velho amigo militante da política, e ele fez a seguinte leitura: Lula vai arrebentar, se reeleger fácil, e Jorge Viana vira governador do Acre em 2026. Ouvi, mas não concordei. Achei a conjectura uma viagem.
Só “h”
Sempre que for instado a falar sobre eleições vai ser natural ouvir o governador Gladson Cameli (PP) dizer que está cedo. Mas quem é envolvido com política sabe que não é assim que a banda toca. Ele trabalha nisso nos bastidores desde que terminou a eleição passada.
Linha sucessória
Caso a vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão (PSD), venha se afastar (ela não precisa renunciar, segundo consulta jurídica), para assumir um cargo no Estado, o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Neném (Podemos), vira o primeiro da linha sucessória.
Peitado
O deputado federal Ulysses Araújo estaria sendo peitado pela direção nacional do União Brasil para disputar a prefeitura de Rio Branco, segundo fonte da coluna. Os Rueda, o presidente nacional e o médico que trabalha no Acre e é primeiro suplente de deputado federal do partido, sonham com uma cadeira vaga em Brasília. Só que tudo isso precisa passar pelo crivo do senador Alan Rick, que assumiu a direção. Até agora Alan não deu nenhum aceno sobre as eleições 2024.
Desafio
Alan Rick e Jairo Cassiano tem um desafio e tanto, ao assumirem o União Brasil no Acre. O partido terminou as eleições muito grande, com deputados federais e estaduais e isso implica em vaidades que precisam ser administradas.
Assustado e feliz
Ao citar o nome do secretário Alysson Bestene como opção do PP para prefeito de Rio Branco, o governador Gladson Cameli despertou uma militância dentro da gestão que assustou até o próprio Alysson. Todo mundo declarando apoio. Assustado, mas feliz, me disse.
Não briga
O prefeito Mazinho Serafim (UB), de Sena Madureira, disse à coluna que jamais destrataria o governador Gladson Cameli (PP). “Se tem um político no Acre com quem não brigo é com ele”, afirmou.
Carta na manga
Melhor não achar que o senador Márcio Bittar (UB) está morto. Ele fica no União Brasil, me disse, e segue no controle do PL. Trabalha nos bastidores por uma chapa em Rio Branco.
Perdidos ainda
Podemos, PCdoB e PT são as três siglas mais sem rumo um ano antes da eleição. O PSB só não está nessa lista porque seu líder, o ex-deputado Jenilson Leite, não abre mão de disputar a prefeitura.
Atuante
O presidente da Fundhacre João Paulo Silva tem atuado de forma humana com as ações públicas que vem ocorrendo no Complexo Hospitalar.
A exemplo destas, a continuidade do mutirão de cirurgias que já realizou mais de 2.121 procedimentos cirúrgicos e o programa Fundhacre na Comunidade que leva os serviços em saúde para população distante.
Compromisso em favor de melhorias assistenciais e estruturais tem sido a principal marca nesses dois anos de gestão.