EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Deputado Afonso Fernandes está de saída do PL e já até ajudou a montar chapa no Solidariedade
O deputado estadual Afonso Fernandes está de saída do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Dia 8 de abril embarca para Brasília, onde oficializará sua saída “pela porta da frente”, faz questão de ressaltar, e também para se encontrar com dirigentes do Solidariedade, partido no qual pretende se filiar. A rigor, Afonso já atuou nos últimos meses em favor da sigla, ajudando a montar uma chapa segundo ele muito competitiva para vereadores em Rio Branco. “Temos a espinha dorsal para fazer um vereador. Agora estamos trabalhando para trazer mais gente e garantir o segundo”, garante. Com sua filiação ao Solidariedade, Afonso reforça sua aliança com o governo Gladson Cameli, celada no início de seu mandato, em janeiro de 2023. O SD vai apoiar o candidato a prefeito do Palácio Rio Branco, o que seria impossível para Afonso se ficasse no PL, com a filiação do prefeito Tião Bocalom, candidato a reeleição.
Montagem de chapas
A semana que começa hoje será decisiva para a montagem de chapas. E não adianta pretensos candidatos a vereador querer fugir dessa ou daquela. Todas estão competitivas, sobretudo nos partidos grandes que devem eleger mais de dois vereadores, entre estes PP, MDB, PL, União Brasil e Republicano.
PDT sem ninguém
A chapa do PDT ainda é uma incógnita. O Tchê não abre mão da candidatura do filho, Felipe, e espantou a turma. Ficou ninguém.
PSDB
Os tucanos de Rio Branco trabalham para, até sexta-feira, dia 5, apresentar uma chapa com chances. Contam com a liderança do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga, para alcançar o objetivo.
Vereador do social
Joaquim Florêncio, a grande novidade do PDT na eleição passada para vereador em Rio Branco, continua no PDT ao menos até sexta-feira. Se não tiver chapa mesmo, ele tem uma sigla na agulha, a qual ainda não revela.
Capital é a moeda
Informação quentinha: o MDB só anunciaria oficialmente a candidatura de Jessica Sales em Cruzeiro do Sul no caso de não se consolidar uma aliança com o PP em Rio Branco. Não ocorrendo, eles vão encarar o prefeito Zequinha Lima (PP).
Agora ou nunca
Não é possível que o exército que se juntou em Feijó não afronte o Delegado Railson, do Republicano, que navega de boa na disputa pela prefeitura. No final de semana o PP e aliados fizeram uma festa sem precedentes para filiar o ex-prefeito Cláudio Braga.
Não está morta
Em Tarauacá tem muita gente querendo disputar a prefeitura achando que a prefeita Neia Sérgio (PDT) está morta. Um analista de lá, que não vota nela, me disse que além de saberem fazer campanha, os Jesus continuam com a igreja Católica, muito forte no município.
Proposta sedutora
Ex-prefeito do Bujari, afim de voltar ao cenário político, Michel Abraão recebeu uma proposta tentadora nesse final de semana, o lugar de vice na chapa do empresário Robertinho da Sumaia. Essa chapa terá um suporte como nenhum outro candidato a prefeito.
Decidindo se entra
Andre Maia, um dos melhores cirurgiões dentistas do Acre e ex-prefeito do Quinari, não decidiu ainda se volta à política, depois de ter sofrido uma das maiores injustiças da política no Acre, ao ser afastado do cargo e depois ser inocentado das acusações. Se ele entrar, tolda a água em Senador Guiomard.