Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO Evento realizado pela Apex no Acre trouxe de volta os ares da florestania de 15 anos atrás

Publicado

em

O Esporta Mais Amazônia, evento realizado no final de semana pela Apex no Acre, sob a coordenação do ex-senador Jorge Viana (PT), foi um remember da florestania de 15, 18 anos atrás. Viana trouxe 15 empresários estrangeiros para mostrar a eles os potenciais do nosso Estado, mas caprichou em uma ida com os convidados à Reserva Chico Mendes, onde apresentou ao grupo o Raimundão, primo do Chico Mendes e a potência que são os produtos do homem coletor de nossa floresta, como óleo de Copaiba. Eles quiseram saber, também, de castanha e borracha. Deve ter dado saudade no ex-quase-tudo no Acre daquela política na qual ele apostou pra manter o homem na floresta e cujo resultado todo mundo sabe, um desastre. O PIB do Acre, matemática pura, só melhorou depois que fazendeiro começou a trocar campo de capim por roçado de soja e milho. De qualquer forma o evento não foi todo perdido. O Acre foi mostrado a 15 compradores e isso é uma exposição e tanto, apesar do fantasma da florestania ainda rondar.

Muita empolgação
Tem uma turma bem empolgada com a pré-candidatura do Marcos Alexandre (MDB), ao ponto de divulgarem que, se houver segundo turno, só resta saber quem vai estar lá disputando com eles, se Tião Bocalom (PP) ou Alysson Bestene (PP).

Bocalom no pareo
É preciso respeitar a pré-candidatura do Bocalom. O novo Boca, como vai ser chamado na campanha, está em franca recuperação e tem muita coisa a seu favor daqui pra frente, como as obras grandes. E tem a máquina.

Pacto de não agressão
Quando se resolver a questão do prefeito Bocalom em relação s partido, ele deve ir pro PL e os comandantes da campanha a reeleição vão propor um pacto de não agressão com o candidato do governador, Alysson Bestene (PP). A visão é de segundo turno.

Só riu
Liguei para a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, a melhor avaliada do Acre, para perguntar quando será a festa de filiação dela no PP. Do outro lado da linha ela só riu.

Antecipou
Que a vice-governadora Mailza Assis (PP) será, automaticamente, candidata a reeleição, em 2026, porque vai assumir praticamente um ano antes das eleições, isso todo mundo sabe. Só faltou um pouco de habilidade para que isso não fosse dito. Antecipou muito o processo.

O Juruá quer
A cúpula política do Juruá não vai deixar que 2026 passe despercebido.

Aproximação
Quem está processando uma aproximação bem forte a vice-governadora Mailza Assis é o deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicano). Os dois se identificam por vários prismas.

Chique de gigantes
A disputa em Tarauacá, ano que vem, vai ser das mais acirradas no Estado. Além da própria prefeita, Neia Sérgio (PDT), que tem a máquina, dois gigantes vão se chocar nas urnas, Rodrigo Damasceno (PP) e Vando Torquato (MDB). A rigor, deve polarizar entre os dois, segundo o levantamento bem recente.

Sucessão em Feijó
O prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante (PP), finalmente chamou um grupo de pessoas da sua mais alta confiança para iniciar o processo de escolha do nome que será trabalhado para sua sucessão. Entre o grupo, o radialista Gilberto Braga, um sujeito respeitado no município, fortemente ligado à Igreja Assembléia de Deus, do pastor Rogélio Luiz, onde é presbítero e onde congregam 6 mil membros.

Só marcar posição
Improvável o PSDB levar adiante a pré-candidatura do Minoru Kinpara à prefeitura de Rio Branco. Como ele mesmo me disse há uns três meses, o partido vai deixar o nome dele na prateleira por uma razão de existência. “Se a gente não se posicionar, brigar por espaços, não há razão pra existir como partido”, explicou.

Programa importante
Esse programa do prefeito Mazinho Serafim (Podemos) de distribuir 300 sacolões por mês a famílias carentes foi um dos maiores acertos políticos no interior do Acre. Isso vai aumentar exponencialmente o prestígio do Mazinho no Estado todo.

Elogios
O atual presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném (PSB) vem sendo elogiado pelos colegas pela postura do Poder Legislativo. Ele conseguiu dosar a relação com a prefeitura e protegeu a casa quando foi preciso.

Apresentação
Ciente, por meio de pesquisas, que o nome do Alysson Bestene (PP) ainda é desconhecido pela maioria da população de Rio Branco, a cúpula do partido dele decidiu amiudar a divulgação de vídeos dele. Ao virar conhecido ele cresce por uma razão elementar: é um sujeito leve, agradável, sem manchas e tem ativo a ser apresentado, o fato de ter sido o homem que estava à frente, abaixo do governador Gladson Cameli (PP), do combate à Covid-19.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas