COLUNAS
COLUNA DO EVANDRO | Márcio Bittar sobre sua relação com Gladson nesse 2° mandato: “Temos obrigações com nosso Estado. Cada um cumpre a sua”
O senador Márcio Bittar (UB) é um dos políticos mais inteligentes do Acre. Nem precisa provar isso pra ninguém. Basta puxar o currículo dele. Tão inteligente que sabe exatamente o tamanho em que terminou na última eleição. Desde a divulgação do resultado se mantém discreto, ao menos em relação às badalações naturais na imprensa, apenas cumprindo as obrigações que o mandato lhe impõe. Tem sido convidado a falar e tem se desconvidado, em ato contínuo. Acha desnecessário manifestações neste momento sejam estas quais forem, sobretudo em relação ao seu compromisso com o Governo.
Numa conversa acima de informal diz que seguirá com a mesma disposição em favor do Acre, sem precisar ficar fazendo elogios ou críticas ao governador Gladson Cameli (PP). “Ele é governador e eu senador. Temos obrigações com nosso Estado. Eu cumprirei com as minhas e espero que ele cumpra as dele”, comenta o parlamentar, que pediu um prazo até final de fevereiro para puxar outros assuntos, inclusive sobre as eleições de 2024, para prefeito e vereador.
MEXIDA NA BANCADA
Ninguém deu a menor confiança pra essa provável recontagem dos votos propostas por alguns partidos, que mudaria a bancada federal acreana. O deputado federal Eduardo Veloso (UB) diz que nem prestou atenção nesse assunto. Está é projetando seu mandato grandes jornadas mais na frente.
CONSELHO DIFERENTE
O conselho político criado por Gladson Cameli para seu segundo mandato é em moldes totalmente diferente do primeiro. Dessa vez algumas secretarias vão apontar os nomes. Pelo menos não é mais um grupo nomeado para um cargo que nada tinha o que fazer.
ANTIPATIA RECÍPROCA
Se o PT não quer o Jenilson Leite (PSB), ex-deputado possível candidato a prefeito de Rio Branco, a recíproca é verdadeira. Leite pode ser a opção de PSD, MDB e até do que sobrou do velho PCdoB.
VOLTA DO EX-VAQUEIRO
De volta aos púlpitos, depois de uma queda da qual quer tirar lições e não esconder das pessoas, o pastor Maycom Gomes, um ex-vaqueiro de Feijó, no Acre, que virou pregador do evangelho no mundo todo, escreveu um texto em sua página no Facebook para agradecer as pessoas que lhe ajudaram enquanto estava caído. Seu gesto é o mais nobre da humanidade, a gratidão.
REATADOS
Prefeito Camilo da Silva (sem partido), de Plácido de Castro, está reatado com o empresário Nelsinho Santiago, pai da deputada estadual Michelle Melo (PDT). Eles se afastaram na campanha após Nelsinho aparecer pela região na companhia do ex-prefeito Paulinho do PT. Camilo não gostou e sugeriu romper a relação política, criada desde a pré-campanha, em 2020. Juntos, devem estar com o mesmo objetivo para 2024: a reeleição de Camilo.
SÓ CRUZAR O RIO
Ainda está na cabeça do deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) a ideia de incentivar uma candidatura de sua irmã, a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (sem partido), a prefeitura de Epitaciolândia. Após consulta eleitoral, ele sabe que não tem impedimento jurídico. Falta só ela aceitar e cruzar o rio Acre pela ponte de ferro.
FELIZ DEMAIS
Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Raimundo Neném (Podemos) ficou não cabendo em si após o prefeito Tião Bocalom (PP) lhe informar que a sede da Câmara será iniciada e concluída. A prefeitura já dispõe dos R$ 11 milhões, valor da casa nova para os parlamentares.