EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Não fosse a alta rejeição da esquerda e a boa relação do Gladson com o povo a antiga oposição, hoje situação, iria devolver o Governo em outubro
As pesquisas dizem, seguidamente, que a eleição para o Senado está embolada, enquanto para o Governo só uma tragédia impediria a reeleição do governador Gladson Cameli (PP). Essa folga dele é uma coisa muito pessoal. É uma performance conseguida com algo que nenhum político da história do Acre teve. Gladson é um pop star. Pousa pra selfies, faz dancinhas e vira meme nas redes sociais. Para a sorte de quem não gosta da esquerda. Se não é esse estilo do Cameli, o Governo já era. Babau. Aí nem mel, nem cumbuca, porque ninguém da antiga oposição tem se apresentado com capacidade para atrair o eleitor com veemência. Quem está crescendo mesmo é o Jenilson Leite (PSB). Ou seja: se não é a rejeição da esquerda, corria risco de o grupo vencedor de 2018 devolver o Governo, depois de apenas quatro rápidos anos. Tudo por causa da ganância, da desunião.
Duelo de gigantes
Ney Amorim e Dorian Pinheiro vão travar um duelo de titãs dentro do Podemos, na briga por uma cadeira de federal. Ambos têm bala na agulha. Só percebo que o Dorian está um pouco mais centrado, juntando mais lideranças ao seu redor.
Ao redor do Rueda
O deputado Antônio Pedro (UB) saiu pontuando as lideranças e candidatos fortes a deputado estadual que estão na lista de apoiadores do Doutor Rueda, do União Brasil. Dificilmente vai perder essa eleição.
Chapa dura
Pedreira a chapa de estadual do PP, enquanto a de federal está fraca. Só para começo de conversa, repara a lista: Nicolau Júnior, Manoel Moraes, José Bestene e Whendy Lima.
No máximo
Ao contrário do que projeta o deputado Daniel Zen (PT), a esquerda não faz mais que dois deputados estaduais e um federal. Se passar disso é coisa muito pouca.
Desistência?
Tem um papo nos bastidores segundo o qual o professor Minoru Kinpara poderia desistir de disputar a eleição para Federal no PSDB, o que seria um desastre para chapa. Estou esperando ele me responder se há verdade nisso.
Projeção pedante
Estive numa roda onde a maioria é esquerda esses dias, nos corredores da Ufac. Todos eles já projetam Lula presidente e Governo do Acre tomadinho da silva em 2026. Detalhe: a projeção é feita com zero de humildade. Um ex-reitor estava na conversa.
Só lembrança
Um leitor da Coluna lembrava hoje que quem apontou a senadora Mailza Gomes para a suplência do então candidato a senador Gladson Cameli foi o Senador Sérgio Petecão (PSD). Tiraram a jornalista Silvania Pinheiro para colocar a Mailza.
De embrulhar
Tem um grupinho de alopradinhos, nas redes sociais, tentando politizar a morte de um bebê de dez meses ocorrida há três dias no Pronto-Socorro. Uma cretinice com a família do inocente.
Volta do Juracy
Depois de uma temporada de seis anos longe da política, o ex-vereador Juracy Nogueira está de volta. Disputará para estadual pelo Patriotas, numa chama boa onde ao menos um será eleito. Evangélico, diz que está ouvindo a voz de Deus.
Troca de marqueteiro
A campanha nem começou e duas pré-candidaturas a governador já mudaram de marqueteiro. Um vai trazer gente de fora, o outro contratou o que sobrou aqui.
Sorte do Velloso
Feliz é o médico oftalmologista Eduardo Velloso, que vai disputar as eleições para deputado federal no PL sentado na cadeira de senador. Ele é primeiro suplente de Márcio Bittar (UB). É franco favorito.
You must be logged in to post a comment Login