EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Sábado o PP anuncia candidatura de Alysson Bestene a prefeito da capital; Bocalom só tem uma saída, sair
O PP está anunciando uma reunião muito importante por meio de edital para o próximo sábado em sua sede, no bairro Abraão Alab, em Rio Branco. Na pauta, a escolha do candidato a prefeito pela sigla e uma outra, que tratará sobre a chapa de vereadores. A primeira é a mais importante porque estabelecerá um divisor de águas ao oficializar o nome do secretário Alysson Bestene (Segov) como candidato da sigla a prefeito da capital. Isso é ponto pacífico. A escolha será por goleada, embora o atual prefeito, Tião Bocalom, tenha se pronunciado várias vezes alertando que disputará a reeleição – e pelo Progressistas. O velho Boca não terá chances por razões matemáticas: só tem dois representantes dentro do diretório municipal. É simples.
A partir de sábado, portanto, termina aquele período de especulações, de disse-me-disse. Chegam ao fim os debates e seu respectivo desgaste sobre se o PP terá candidato, se será Bocalom, se será Alysson, se vai se aliar ao MDB.
Com o anúncio oficial do nome de Alysson, quem anda em cima do muro dentro do Governo também terá que descer e agora, de uma vez por todas, levar o nome do Alysson pelos quatro cantos. Precisa ser alavancado. O PP e o governador não vão querer perder essa.
Ao Bocalom só tem uma alternativa, sair. Como ele vai sair, ninguém sabe. É um homem duro, mas não é mal-educado. Não se deve esperar dele reação agressiva. Para onde vai? Tem convites, sendo o do PL o mais incisivo, feito pelo senador Márcio Bittar. Seria candidato a reeleição em uma coligação que poderia ter ainda União Brasil e Republicano, pelo menos.
A eleição ainda demora mais de ano para acontecer, mas a reunião do PP no sábado consumará uma etapa importante, que será todo mundo saber quem vai ser o candidato do governador.
Silêncio do Dudu
Insisti com o deputado Eduardo Ribeiro, presidente municipal do PSD, pra que respondesse o motivo de sua ausência na reunião do último sábado com Marcus Alexandre e todo o MDB. Ele deu o calado como resposta.
Sena na Copinha
Prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (Podemos) tá por aqui com o presidente da Federação Acreana de Futebol, Antônio Aquino Lopes, que teria barrado a ida do time juniores da cidade mais importante dos vales de Iaco e Purus para a Copinha São Paulo, em janeiro de 2024. Que Mazinho fez? Se mexeu. Foi a São Paulo, encarou o presidente da Federação Paulista e, com boas articulações em Brasília e Rio de Janeiro, voltou com a garantia de que seus meninos de Sena embarcam no Natal para a capital Paulista, onde representarão o Acre na Copa São Paulo.
Expor a farsa
Vereador João Marcos Luz (sem partido) teria prometido a amigos que só sossegará na campanha quando toda a população da capital descobrir que essa candidatura do Marcos Alexandre pelo MDB é apenas uma estratégia do PT, para voltar ao poder.
À espera ainda
Conversando com alguns deputados da base, eles dizem que o novo líder, Manoel Moraes, ainda não incorporou o caboco da liderança do Governo.