Connect with us

COLUNAS

COLUNA DO EVANDRO “Se tiverem de tomar o mandado dele não será eu, será o Kassab”, diz Petecão sobre deputado Bregense

Publicado

em

O assunto político mais picante da semana é, sem dúvida, a destituição do deputado estadual Pablo Bregense da liderança do PSD na Assembléia Legislativa. Isso significa cinco cargos a menos, que geralmente são indicados pela direção do partido e pelo próprio parlamentar. E a destruição aconteceu porque o deputado Bregense foi flagrado por uma câmera declarando voto em Márcio Bittar (UB) para o Senado, em 2026, quando seu partido também terá um candidato a reeleição, o senador Sérgio Petecão. Eu estava na sala e vi o acontecido. Era no apertado gabinete do prefeito João Padeiro (PDT), de Bujari. Márcio Bittar estava lá para visitar obras realizadas com suas emendas de relator, o maior câmbio de dinheiro da história de Brasília para o Acre, possibilitado pela participação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrentou a imprensa chamando 24h essa verba de emendas secretas. “Até o Paulo Guedes era contra, mas o presidente Bolsonaro foi fundamental para me garantir esse direito”, testemunhou Bittar naquela reunião. O prefeito Padeiro agradeceu ao senador e deu um depoimento emocionante do que aquele montante, mais de R$ 30 milhões, significa para seu pobre município. Após a fala dele, outros parlamentares presentes também falaram sobre esses aportes que começam a chegar pelas emendas de Bittar e todos disseram da honra que será colocar o Senador do União Brasil no patamar das candidaturas competitivas em 2026, em razão de sua atuação em Brasília. Bregense embarcou na onda, elogiou Bittar e, mais, declarou voto, e o Petecão não gostou. Resultado: Bregense perdeu o cargo de líder do partido e corre risco de perder até o mandato. A direção do PSD anda bem insatisfeita com ele e o outro deputado do partido, Eduardo Ribeiro, pela atuação na Assembléia Legislativa na base do Governo Gladson. Pelo telefone, Petecão disse à coluna há pouco que a partir de agora o destino de Bregense não é mais com ele, é com o presidente Kassab. “Isso não é mais comigo. O que eu tinha de fazer eu fiz, que era destituí-lo da liderança. Se vão tomar o mandato dele, isso é com o Kassab”, afirmou. Petecão acrescentou não ser interessante um deputado de seu partido ter posições diferentes das pautas ideológicas da sigla, atuando contraditoriamente em relação ao governo, inclusive acenando com a possibilidade de estarem no palanque do prefeito Tião Bocalom (PL), contra quem Petecão vai trabalhar, na companhia de seu candidato a prefeito, Marcus Alexandre (MDB).

Espera
Em Cruzeiro do Sul, o MDB aguarda ansioso a volta da ex-deputada Jéssica Sales, que prometeu desembarcar dia 10 último, mas até hoje pela manhã não havia chegado, para assumir o posto de pré-candidata a prefeita.

Vice do Zequinha
Ainda em Cruzeiro do Sul, a notícia é de uma operação grande para a escolha de um vice para o prefeito Zequinha Lima (PP) que some. Com o crescimento dele nas pesquisas, a vaga anda cobiçada. Entre quem pode indicar, tem o governador Gladson Cameli, senador Alan Rick (UB), deputados estaduais Nicolau Júnior (PP), Luiz Gonzaga (PSDB) e Clodoaldo Rodrigues (Republicano), deputado federal Zezinho Barbary (PP).

Zé e Zé
Em Porto Acre a chapa encabeçada pelo Zé Maria, do Podemos, terá um vice do Agir que também se chama Zé Maria. Como diria Jackson do Pandeiro, “Como tem Zé em Porto Acre”.

Lugar certo
Márcio Pereira, filho do lendário Luiz Pereira, ex-deputado e ex-prefeito de Porto Acre, assume outra vez uma subsecretaria no Governo Gladson, dessa vez no lugar perfeito para o perfil dele, a Segov, lugar de se discutir política dentro da gestão.

Digno de estudo
O pré-candidato Marcus Alexandre (MDB), representante da esquerda na disputa pela prefeitura de Rio Branco, impressiona os analistas por estar ainda tão competitivo, mesmo com os avanços da gestão Bocalom. Além de representar Lula na disputa, não tem grandes obras para mostrar quando foi prefeito, ainda assim segue na briga.

Não abre mão
Pelo que tenho ouvido nos bastidores, o senador Sérgio Petecão (PSD) não vai abrir mão de indicar sua mulher, Marfisa, para vice de Marcus Alexandre. É o mínimo de mimo que o MDB teria que fazer para ter o maior apoiador na eleições desse ano, campeão de campanhas nas ruas.

Endereço do PT
Todas as pessoas interessadas na volta do PT em 2026 estão se dirigindo para a sede do MDB, na Antônio da Rocha Viana, para declarar apoio a Marcus Alexandre.

Gigante Gonzaga


Apesar da baixa estatura, cerca de 1,65m, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), virou um gigante da política no Acre. Nada que vai ser decidido em Cruzeiro do Sul e até em Rio Branco desde as eleições desse ano até 2026, passará sem ele ser consultado. Entre seus predicados, a habilidade para transformar o relacionamento do Governo com a Assembleia Legislativa em um namorico super respeitoso.

Muito indeciso
Pouca gente reparou um indicativo nas últimas duas pesquisas sobre a disputa pelas prefeituras de Rio Branco e Sena Madureira, o número de indecisos. Na capital, 41% ainda não sabem em quam vão votar; no Iaco, esse número é ainda maior, 61%. Então repito o conselho: ninguém saia dizendo por aí que já está eleito nestas duas cidades.

Reflexão
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”. Provérbios 3:5

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas